CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE GRADUASUS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA

Resumen

O estudo objetiva analisar a contribuição do Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS, na formação dos Fisioterapeutas. Trata-se de pesquisa de campo, de abordagem mista, realizada com estudantes de graduação que vivenciaram por dois anos ações propostas pelo PET. Os resultados evidenciam que os estudantes avaliam como alta e máxima importância os conteúdos e as metodologias pedagógicas utilizadas no programa, agregando novos significados à formação. Consideram fundamental a relação teórico-prática para desmistificar pré-conceitos, conhecer a realidade do SUS e as necessidades de saúde da população contribuindo com o perfil do egresso. O estudo também aponta necessidades de maior exploração teórico-metodológica em algumas temáticas desenvolvidas pelo programa.

Biografía del autor/a

Simone Beatriz Pedrozo Viana, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculada a Universidade do Vale do Itajaí – Univali.

Glaucia Gaviolli Arruda Tomaz, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Campus Itajaí

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade do Vale do Itajaí - (em andamento). Graduação em Ciência da Computação (Analista) pela Universidade do Vale do Itajaí. Especialização em Informática e Especialização em Gestão Organizacional.

Larissa Santos Manerich, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) - Campus Itajaí

Graduanda em Fisioterapia da Universidade do Vale do Itajaí – SC.

Citas

ACHURY, N. J. M. Educação em fisioterapia: análise crítica dentro do SUS. 2015. 291 f. Tese (Doutorado) - Curso de Fisioterapia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p.

BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: http://www.proiac.uff.br/sites/default/files/documentos/berbel_2011.pdf. Acesso em: 26/08/2019.

BOSSARDI, C.N. et al. Disciplinas integradoras do GraduaSUS Univali: Relato de Experiência na percepção de professores dos cursos da área da saúde. In: Eleide Margarethe Perreira Farhat; Simone Beatriz Pedrozo Viana (Orgs.). Experiências Inovadoras na Formação para o SUS. 1 ed. Curitiba: Appris, 2018. p. 71-87.

BRASIL, Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Portaria Interministerial nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalhador para a Saúde – PET-Saúde. Diário Oficial da União. Brasília, 27 ago. 2008; Seção 1, p.27.

BRASIL. Ministério da Saúde, 2010 – Portaria 4.279, de 30/12/2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt4279_30_12_2010.html. Acesso em: 30 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília, 2010. Disponível em:<http://www.redehumanizasus.net/sites/default/files/10_0379_final_clinica_ampliada.pdf>. Acesso em: 30 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes Estratégicas. 2016. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/pacsaude/diretrizes.php>. Acesso em: 29 out. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília: Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 2.101, de 03 de novembro de 2005. Institui o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde/Pró-Saúde – para os cursos de graduação em Medicina, Enfermagem e Odontologia. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 04 nov. 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGETS). Edital nº 13, 28 de setembro de 2015. Seleção para o programa de Educação pelo trabalho para a saúde PET-Saúde/GraduaSUS 2016/2017, 2015.

CECCIM; PINHEIRO; MATTOS (Orgs.). Ensinar Saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ: CEPESQ: ABRASCO, 2006.

COUTINHO, L. R. P.; BARBIERI, A. R.; SANTOS, M. L. M. Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Saúde em Debate, [S.l.], v. 39, n. 105, p. 514-524, jun. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/0103-110420151050002018>. Acesso em: 24 fev. 2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução Magda Lopes. – 3 ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010.

CRUZ, K. T. et al. PET-Saúde: micropolítica, formação e o trabalho em saúde. Interface, Botucatu, 2015; v. 19, p. 721-730. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v19s1/1807-5762-icse-19-s1-0721.pdf. Acesso em: 22 jun. 2018.

CUNHA, C.L.F.; GAMA, M.E. Assistência Domiciliar – Atualidades da Assistência de Enfermagem. Rio de Janeiro: Rubio, 2012. 336 pp.

CUTOLO, L.R.A. Modelo Biomédico, reforma sanitária e a educação pediátrica. Arquivos Catarinenses de Medicina, [S.l.], v. 35, n. 4, 2006. Disponível em: http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/392.pdf. Acesso em: 08 jul. 2019.

DIESEL, A; BALDEZ, A.L.S.; MARTINS, S.N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Rev Thema, Lajeado, v. 14, n. 1, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404. Acesso em: 26 abr. 2018.

FARHAT, E. M. P., et al. Reorientação da formação profissional para docentes: relato de experiência vivenciada pelas tutoras e coordenadora do curso de especialização em formação contemporânea para o ensino na área da saúde PRÓ/PET SAÚDE UNIVALI. In: Eleide Margarethe Pereira A Farhat; Maria Glória Dittrich. (Org.). EDUCAÇÃO E SAÚDE - Políticas Públicas e Vivências Dialógicas. 1ed.Itajaí - SC: Ed. da Universidade do Vale do Itajaí, 2016, v. 1, p. 201-222.

FONTOURA, L.V.; DIAS, A. M.; PAMPLONA, M. L. Metodologias Ativas na Formação Continuada de Docentes. In: Viana, S.B.P.; Farhat, E. M.P. (Orgs). Experiências Inovadoras na Formação para o SUS. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2018. p.89-102.

FORTUNA, Volnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 1, n. 2, p. 64-72, jan. 2016. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/REBES/article/view/1056/746. Acesso em: 20 fev. 2020.

HADDAD, A. E., et al. Pró-Saúde e PET-Saúde: a construção da política brasileira de reorientação da formação profissional em saúde. Rev. bras. educ. med. Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, supl. 1, p. 03-04, Mar. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-05022012000200001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 abr. 2018.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, [S.l], v. 22, n. 140, p. 1-55, 1932.

LIMA, P.A.B. Desafios e possibilidades no exercício da preceptoria do Pró-Pet-Saúde. Maceió – AL, 2014. 84f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina – Famed) da Universidade Federal de Alagoas.

LOPES, M. S. V.; SARAIVA, K. R. O.; XIMENES, L. B. Analise do conceito de promoção da saúde. Texto Contexto Enferm., Florianópolis, v. 19, n. 3, jul./set. 2010, p. 461-468. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v39n105/0103-1104-sdeb-39-105-00480.pdf. Acesso: 17 jul. 2019.

LUCCHESI et al. Tomadores de Decisão em Saúde Pública: Políticas Públicas em Saúde. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde/Saúde Pública Brasil. São Paulo, 2004. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/M/2004/Lucchesi_Politicas_publicas.pdf. Acesso em: 02 abr. 2018.

OLIVEIRA, B.N., et al. Formação profissional em saúde e protagonismo dos estudantes: percursos na formação pelo trabalho. In: Ricardo Burg Ceccim, Elaine Goldfarb Cyrino (Orgs). Série Atenção Básica e Educação em Saúde. Porto Alegre: REDE UNIDA, 2017; p. 280 a 302.

OLIVEIRA, F.L.B; ALMEIDA JR, J.J. Extensão Universitária: contribuições na formação de discentes de Enfermagem. Ver. Bras. Pesq. Saúde, v. 17, n.1, p. 19-24, 2015. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/RBPS/article/viewFile/12445/8655. Acesso em: 27 ago. 2019.

PADILHA, R. D. Q. et al. Princípios para a gestão da clínica: conectando gestão, atenção à saúde e educação na saúde. Ciência & Saúde Coletiva, [S.l.], v. 23, n. 12, p. 4249-4257, dez. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182312.32262016>. Acesso em: 24 fev. 2020.

PEGORARO, R. F.; BASTOS, L. S. N. Experiências de acolhimento segundo profissionais de um centro de atenção psicossocial. 2017. Disponível em: http://www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/sm_sus.pdf . Acesso em: 15 jun. 2019.

ROCHA, G. S. A. et al . Sentimentos de prazer no trabalho das enfermeiras na atenção básica. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 72, n. 4, p. 1036-1043, Agosto de. 2019. Acesso em 21 de outubto de 2019.

SANTOS, P. T.; ANDRADE, M.C.M. PET-SAÚDE EM FOCO: limites e alcances de uma prática formadora. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, [S.l.], v. 2, n. 4, jul./dez. 2017.

SANTOS, C. G. et al. Formação em saúde e produção de vínculo: uma experiência PET-Saúde na rede de Niterói, RJ, Brasil. Interface, Botucatu, v. 19, supl. 1, p. 985-993, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832015000500985. Acesso em: 17 jul. 2019.

TELLES, M. W. P. ARCE, V. A. R. Formação e PET-Saúde: experiências de estudantes de fonoaudiologia na Bahia. Revista CEFAC. São Paulo, v.17, n.3, p.695-706, Jun. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/36448. Acesso em: 17 jul. 2019.

VIANA, S.B.P., et al. Integração ensino-serviço-comunidade: propostas para mudança curricular dos cursos da área da saúde - UNIVALI. In: Eleide Margarethe Perreira Farhat; Maria Glória Dittrich. (Orgs.). EDUCAÇÃO E SAÚDE - Políticas Públicas e Vivências Dialógicas. 1 ed. Itajaí - SC: Ed. da Universidade do Vale do Itajaí, 2016, v. 1, p. 188-200.

Publicado
2020-04-24