O IMPACTO DAS CIDADES INTELIGENTES SOBRE A EMERGÊNCIA DO LETRAMENTO TRANSMIDIÁTICO
Resumen
A rede vem propiciando a circulação de conteúdos multimodais por distintas plataformas, exigindo dos usuários novas competências para lidar com os diversos hardwares, softwares e seus protocolos, reivindicando uma espécie de letramento midiático/transmidiático que lhe é próprio. A ubiquidade dos artefatos tecnológicos vem gestando a ressignificação dos espaços formais de ensino, uma vez que o cotidiano ordinário do sujeito – e suas andanças pelos espaços da urbe – tem se constituído como locus da produção e consumo de saberes. A partir de uma perspectiva qualitativa e de abordagem dedutiva, o artigo problematiza os desafios impostos à educação, indicando o tensionamento entre os aspectos da infraestrutura das smart cities e a emergência por políticas públicas que corroborem com processos de letramento dos estudantes e, mais amplamente, da população.
Citas
ASHTON, K. That ‘Internet of Things’ Thing. In: RFID Journal, 2009. Disponível em: <https://www.rfidjournal.com/articles/pdf?4986>. Acesso em: 16 jan. 2020.
AUGUSTO, R. Iniciada a instalação de mais de 500 km de rede de fibra ótica em Aparecida. Prefeitura de Aparecida, abr. 2019. Disponível em: <http://www.aparecida.go.gov.br/iniciada-instalacao-de-mais-de-500-km-rede-de-fibra-otica-em-aparecida/>. Acesso em: 16 jan. 2020.
BRASIL. Consulta de escola conectadas que receberam recurso PPDE Educação Conectadas. Disponível em: <http://educacaoconectada.mec.gov.br/consulta-pdde>.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREITAS, R. Aparecida de Goiânia é escolhida para representa o Centro-Oeste no Seminário Nacional de Educação Conectada. Prefeitura da Aparecida de Goiânia, outubro de 2018. Disponível em: <http://www.aparecida.go.gov.br/aparecida-de-goiania-e-escolhida-para-representar-o-centro-oeste-no-seminario-nacional-de-educacao-conectada/>. Acesso em: 10 out. 2019.
______. Aparecida de Goiânia ganha o prêmio InovaCidade pela terceira vez consecutiva. Prefeitura de Aparecida de Goiânia, jun. 2019. Disponível em: <http://www.aparecida.go.gov.br/aparecida-ganha-o-premio-inovacidade-pela-terceira-vez-consecutiva/>. Acesso em: 16 jan. 2020.
FULQUIM, F. Aulas de robótica chegam a 50% das escolas em Aparecida de Goiânia. Prefeitura de Aparecida de Goiânia, 2020. Disponível em: <http://www.aparecida.go.gov.br/aulas-de-robotica-chegam-a-50-das-escolas-de-aparecida-em-2019/>. Acesso em: 18 jan. 2020.
______. Mostra Pedagógica, Cultural e Tecnológica em Aparecida será nesta terça-feira, 19. Prefeitura de Aparecida de Goiânia, 2019. Disponível em: http://www.aparecida.go.gov.br/mostra-pedagogica-cultural-e-tecnologica-em-aparecida-sera-nesta-terca-feira-19/>. Acesso em: 16 jan. 2020.
HOLLANDS, R. Will the real smart city please stand up?. City, v. 12, n. October, 2008.
KITCHIN, R. The real-time city? Big data and smart urbanism. GeoJournal, v. 79, pp. 1–14, 2014. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/6e73/7a0e5ef29303760a565ba5e9d98510ab0976.pdf>.
KOMNINOS, N. Cidades inteligentes: sistemas de inovação e tecnologias da informação ao serviço do desenvolvimento das cidades, 2008. Disponível em: <http://www.urenio.org/wp-content/uploads/2008/11/cidades-inteligentes.pdf>.
LEMOS, A. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, USP, ano 1, n.1, São Paulo, pp.121-137, 2007. Disponível em: <https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/Media1AndreLemos.pdf>.
______. Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexão. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação INTERCOM, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/r1465-1.pdf>.
______. Cibercultura: alguns para entender a nossa época. In: ______. Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23.
______. Cidade ciborge: a cidade na cibercultura. Galáxia, USP, ano 1, n. 8, São Paulo, pp. 129-148, 2004. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/1385/866>.
LEMOS, A.; CUNHA, P. (orgs). Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: ------. Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003.
LEMOS, A.; JESUS, R. de. Salvador inteligente? Comunicação, invisbilidade e operação manual em experiências de IoT na capital baiana. Revista Ecopós, V. 20, n. 3, nov./dez., 2017, p. 66-92. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/14474/9679>.
LIVINGSTONE, S. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. Revista Matrizes, São Paulo, ano 4, n. 2, jan./jun. 2011.
MANOVICH, L. The language of the new media. Massachusetts: MIT Press, 2002.
PAQUET, G. Smart communities. LAC Carling Government’s Review 3, 2001, pp. 28–30.
REGIS, F. et al. Do Letramento ao Letramento Midiático: Práticas e Competências Cognitivas na Cibercultura. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçu/PR, 2014.
SANTAELLA, L. Mídias locativas: a internet móvel de lugares e coisas. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 5, n. 35, abri, 2008.
______. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2014.
______. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 4.ed. São Paulo: Paulus, 2011.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008.
SCOLARI, C. A. Literacia transmedia na nova ecologia midiática. Livro branco, 2018. Disponível em: <http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_whit_port.pdf>.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).