O IMPACTO DAS CIDADES INTELIGENTES SOBRE A EMERGÊNCIA DO LETRAMENTO TRANSMIDIÁTICO

Abstract

A rede vem propiciando a circulação de conteúdos multimodais por distintas plataformas, exigindo dos usuários novas competências para lidar com os diversos hardwares, softwares e seus protocolos, reivindicando uma espécie de letramento midiático/transmidiático que lhe é próprio. A ubiquidade dos artefatos tecnológicos vem gestando a ressignificação dos espaços formais de ensino, uma vez que o cotidiano ordinário do sujeito – e suas andanças pelos espaços da urbe – tem se constituído como locus da produção e consumo de saberes. A partir de uma perspectiva qualitativa e de abordagem dedutiva, o artigo problematiza os desafios impostos à educação, indicando o tensionamento entre os aspectos da infraestrutura das smart cities e a emergência por políticas públicas que corroborem com processos de letramento dos estudantes e, mais amplamente, da população.

Author Biographies

Guilherme Ricardo Oliveira Alves, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Comunicação pelo PPGCOM-UFS e Pesquisador do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologia (LAVINT-UFS).

Carina Luisa Ochi Flexor , Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG) e Pesquisadora do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologia (LAVINT-UFS).

References

ASHTON, K. That ‘Internet of Things’ Thing. In: RFID Journal, 2009. Disponível em: <https://www.rfidjournal.com/articles/pdf?4986>. Acesso em: 16 jan. 2020.

AUGUSTO, R. Iniciada a instalação de mais de 500 km de rede de fibra ótica em Aparecida. Prefeitura de Aparecida, abr. 2019. Disponível em: <http://www.aparecida.go.gov.br/iniciada-instalacao-de-mais-de-500-km-rede-de-fibra-otica-em-aparecida/>. Acesso em: 16 jan. 2020.

BRASIL. Consulta de escola conectadas que receberam recurso PPDE Educação Conectadas. Disponível em: <http://educacaoconectada.mec.gov.br/consulta-pdde>.

CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FREITAS, R. Aparecida de Goiânia é escolhida para representa o Centro-Oeste no Seminário Nacional de Educação Conectada. Prefeitura da Aparecida de Goiânia, outubro de 2018. Disponível em: <http://www.aparecida.go.gov.br/aparecida-de-goiania-e-escolhida-para-representar-o-centro-oeste-no-seminario-nacional-de-educacao-conectada/>. Acesso em: 10 out. 2019.

______. Aparecida de Goiânia ganha o prêmio InovaCidade pela terceira vez consecutiva. Prefeitura de Aparecida de Goiânia, jun. 2019. Disponível em: <http://www.aparecida.go.gov.br/aparecida-ganha-o-premio-inovacidade-pela-terceira-vez-consecutiva/>. Acesso em: 16 jan. 2020.

FULQUIM, F. Aulas de robótica chegam a 50% das escolas em Aparecida de Goiânia. Prefeitura de Aparecida de Goiânia, 2020. Disponível em: <http://www.aparecida.go.gov.br/aulas-de-robotica-chegam-a-50-das-escolas-de-aparecida-em-2019/>. Acesso em: 18 jan. 2020.

______. Mostra Pedagógica, Cultural e Tecnológica em Aparecida será nesta terça-feira, 19. Prefeitura de Aparecida de Goiânia, 2019. Disponível em: http://www.aparecida.go.gov.br/mostra-pedagogica-cultural-e-tecnologica-em-aparecida-sera-nesta-terca-feira-19/>. Acesso em: 16 jan. 2020.

HOLLANDS, R. Will the real smart city please stand up?. City, v. 12, n. October, 2008.

KITCHIN, R. The real-time city? Big data and smart urbanism. GeoJournal, v. 79, pp. 1–14, 2014. Disponível em: <https://pdfs.semanticscholar.org/6e73/7a0e5ef29303760a565ba5e9d98510ab0976.pdf>.

KOMNINOS, N. Cidades inteligentes: sistemas de inovação e tecnologias da informação ao serviço do desenvolvimento das cidades, 2008. Disponível em: <http://www.urenio.org/wp-content/uploads/2008/11/cidades-inteligentes.pdf>.

LEMOS, A. Cidade e mobilidade. Telefones celulares, funções pós-massivas e territórios informacionais. Matrizes, USP, ano 1, n.1, São Paulo, pp.121-137, 2007. Disponível em: <https://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/Media1AndreLemos.pdf>.

______. Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexão. In: XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação INTERCOM, Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/r1465-1.pdf>.

______. Cibercultura: alguns para entender a nossa época. In: ______. Lemos, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23.

______. Cidade ciborge: a cidade na cibercultura. Galáxia, USP, ano 1, n. 8, São Paulo, pp. 129-148, 2004. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/galaxia/article/view/1385/866>.

LEMOS, A.; CUNHA, P. (orgs). Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época. In: ------. Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003.

LEMOS, A.; JESUS, R. de. Salvador inteligente? Comunicação, invisbilidade e operação manual em experiências de IoT na capital baiana. Revista Ecopós, V. 20, n. 3, nov./dez., 2017, p. 66-92. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/eco_pos/article/view/14474/9679>.

LIVINGSTONE, S. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. Revista Matrizes, São Paulo, ano 4, n. 2, jan./jun. 2011.

MANOVICH, L. The language of the new media. Massachusetts: MIT Press, 2002.

PAQUET, G. Smart communities. LAC Carling Government’s Review 3, 2001, pp. 28–30.

REGIS, F. et al. Do Letramento ao Letramento Midiático: Práticas e Competências Cognitivas na Cibercultura. In: XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Foz do Iguaçu/PR, 2014.

SANTAELLA, L. Mídias locativas: a internet móvel de lugares e coisas. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 5, n. 35, abri, 2008.

______. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2014.

______. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. 4.ed. São Paulo: Paulus, 2011.

SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2008.

SCOLARI, C. A. Literacia transmedia na nova ecologia midiática. Livro branco, 2018. Disponível em: <http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/TL_whit_port.pdf>.

Published
2020-04-24