À SOMBRA DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL: QUANDO A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM VALORES SE VOLTAM PARA GÊNERO E SEXUALIDADES
Resumen
Este texto objetiva refletir sobre propostas educacionais que se voltam para – ou que ao menos possibilitem um trabalho conjunto à – educação e formação em valores, sobretudo àquelas que contemplem as temáticas de gênero e sexualidades. A partir de revisão bibliográfica e análise documental, as propostas educacionais eleitas foram: Educação Sexual, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e Educação em Direitos Humanos, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Ressaltamos, com ênfase na importância de formação de professores(as) capacitados(as), a possibilidade dessas propostas educacionais serem desenvolvidas numa perspectiva de educação e formação em valores ao mesmo tempo que contemplem as temáticas de gênero e sexualidades. Concluímos que, com essas propostas, preconceitos sobre gênero e sexualidades podem ser descontruídos e que trabalhos de educação em valores, que por tanto tempo evitaram esses temas, podem tê-los como aliados na empreitada de uma formação integral desde à infância.
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