À SOMBRA DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL: QUANDO A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO EM VALORES SE VOLTAM PARA GÊNERO E SEXUALIDADES
Abstract
Este texto objetiva refletir sobre propostas educacionais que se voltam para – ou que ao menos possibilitem um trabalho conjunto à – educação e formação em valores, sobretudo àquelas que contemplem as temáticas de gênero e sexualidades. A partir de revisão bibliográfica e análise documental, as propostas educacionais eleitas foram: Educação Sexual, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e Educação em Direitos Humanos, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Ressaltamos, com ênfase na importância de formação de professores(as) capacitados(as), a possibilidade dessas propostas educacionais serem desenvolvidas numa perspectiva de educação e formação em valores ao mesmo tempo que contemplem as temáticas de gênero e sexualidades. Concluímos que, com essas propostas, preconceitos sobre gênero e sexualidades podem ser descontruídos e que trabalhos de educação em valores, que por tanto tempo evitaram esses temas, podem tê-los como aliados na empreitada de uma formação integral desde à infância.
References
ARAÚJO, U. F.; PUIG, J. M. Educação e valores: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2007.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BENEVIDES, M. V. Educação em Direitos Humanos: de que se trata?. São Paulo, FE-USP, 2000 (palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos).
BESSA, N.; FONTAINE, A. M. A aprendizagem cooperativa numa pós-modernidade crítica. Educação, Sociedade e Culturas, Porto, n. 18, p. 123-147, 2002.
BOMFIM, S. S. Orientação sexual na escola: tabus e preconceitos, um desafio para a gestão. 2009. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Salvador, 2009.
BORELLI, S. H. S. et al. O jovem sob três perspectivas: acadêmica, política e cultural. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 31, 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal: UFRN, 2008, p. 1-13.
BRABO, T. S. A. M. Movimentos sociais e educação: feminismo e equidade de gênero. In: DAL RI, N. M.; BRABO, T. S. A. M. (Orgs.). Políticas educacionais, gestão democrática e movimentos sociais. Marília: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2015. p. 109-128.
BRABO, T. S. A. M.; SILVA, M. E. F. da; MACIEL, T. S. Gênero, sexualidades e educação: cenário das políticas educacionais sobre os direitos sexuais e reprodutivos de jovens e adolescentes. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, n. 1, p. 1-21, 2020.
BRASIL. Ministério da educação, conselho nacional de educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. CNE/CP: Diário Oficial da União, Brasília, 2012.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997a. 146p.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997b. 164p.
BRASIL. Plano nacional de educação em direitos humanos. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Educação, UNESCO, 2007.
BRASIL. Plano nacional de educação em direitos humanos. 2. ed. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, Ministério da Educação, UNESCO, 2013.
CORSANI, A. Elementos de uma ruptura: a hipótese do capitalismo cognitivo.
In: GALVÃO, A.; SILVA, G.; COCCO, G. Capitalismo cognitivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 15-32.
DESLANDES, K. Formação de professores e direitos humanos: construindo escolas promotoras de igualdade. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
DÍAZ-AGUADO, M. J. Da violência escolar à cooperação na sala de aula. Americana: Adonis, 2015.
FURLANI, J. O Bicho vai pegar! – um olhar pós-estruturalista à Educação Sexual a partir de livros paradidáticos infantis. 2005. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
GARCIA, D. A. A educação moral construtivista e suas contradições: uma leitura crítica. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2015.
GUARÁ, I. M. F. R. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 65-81, abr., 2009.
KOHLBERG, L.; POWER, F. C.; HIGGINS, A. La educacion moral segun Lawrence Kohlberg. Barcelona: Gedisa, 1997.
LA TAILLE, Y. de; MENIN, M. S. de S. Introdução. In: LA TAILLE, Yves de. et al. Crise de valores ou valores em crise?. Porto Alegre: Artmed, 2009.
LEÃO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 187-206, jul., 1999.
LEPRE, R. M. et al. A formação ética do educador: competência e juízo moral de graduandos de pedagogia. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 11, n. 23, p. 113-137, 2014.
MACIEL, T. S. Educação em direitos humanos: concepções de professores de educação infantil 2018. 201 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2018.
MARQUES, C. de A. E.; TAVARES, M. R.; MENIN, M. S. de S. Valores sociomorais. Americana: Adonis, 2017.
MENIN, M. S. de S. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal [Resenha]. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, p. 335-339, abr., 2003.
MENIN, M. S. de S. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 91-100, jan./jun., 2002.
MENIN, M. S. de S. et al. Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 22, n. 1, p. 1-17, jan./abr., 2017.
MORAIS, M. L. de; BATAGLIA, P. U. R.; SILVA, M. E. F. da. Educação tradicional e escolas democráticas: uma reflexão. In: 16ª Jornada do núcleo de ensino: as (contra)reformas na educação hoje, 16, 2017, Marília. Anais da 16ª Jornada do núcleo de ensino: as (contra)reformas na educação hoje. Marília: FFC/UNESP, 2017. v. 16, p. 1-9.
NEVES, M. I. A formação prática e a supervisão da formação. Revista Saber (e) Educar, Porto, n. 12, p. 79-95, 2007.
NUNES, N.; REZENDE, M. J. de. O ensino da educação moral e cívica durante a ditadura militar. In: III Simpósio Lutas Sociais na América Latina, 3, 2008, Londrina-PR. Anais do III Simpósio Lutas Sociais na América Latina, Londrina: UEL, 2008, p. 1-11.
PAIM, I. de M. Os impactos do enriquecimento escolar e da estimulação da memória operacional sobre o desenvolvimento cognitivo e moral de alunos do Ensino Médio. 2016. 406 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília, 2016.
PALMA, Y. A. et al. Parâmetros curriculares nacionais: um estudo sobre orientação sexual, gênero e escola no brasil. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 23, n. 3, p. 727-738, 2015.
PARO, V. H. Parem de preparar para o trabalho!!! Reflexões acerca dos efeitos do neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. In: Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola. São Paulo: Xamã, 1999. p. 101-120.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. Tradução. São Paulo: Summus, 1994. (Originalmente publicado em 1932).
PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.
PUIG, J. M. Ética e valores: métodos para um ensino transversal. Tradução Ana Venite Fuzzato. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988.
RAYO, J. T. Educação em direitos humanos: rumo a uma perspectiva global. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SARAIVA; K.; VEIGA-NETO, A. Modernidade Líquida, Capitalismo Cognitivo e Educação Contemporânea. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 187-201, mai./ago., 2009.
SILVA, M. E. F. da; BRABO, T. S. A. M.; MORAIS, A. de. Educação em direitos humanos e desenvolvimento moral na formação docente: a influência da religiosidade em tempos de “ideologia de gênero”. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 21, n. esp. 2, p. 1260-1282, nov., 2017.
SILVA, M. E. F. da; BRABO, T. S. A. M.; SHIMIZU, A. de M. Avanços e retrocessos nas políticas públicas educacionais contemporâneas: censuras e supressões referentes a gênero e sexualidades em documentos oficiais de educação (1997-2015). Educação em Debate, v. 41, n. 80, set./dez., p. 93-110, 2019.
TONET, I. Ética e capitalismo. Presença Ética, Recife, v. 2., p. 1-12, 2002.
VILAR ESTÊVÃO, C. Educação, conflito e convivência democrática. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 61, p. 503-514, out./dez., 2008.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).