A CRIANÇA E O LÚDICO: UMA UNIÃO NECESSÁRIA: A LEGALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A ORIGEM DO LÚDICO

Resumen

O presente artigo tem como principal objetivo demonstrar relevância do lúdico no âmbito escolar e porque não dizer no meio social como uma estratégia educativa na formação humana, pois as brincadeiras e os jogos vão além da recreação, pois suas ações servem para desenvolver as crianças no ensino-aprendizagem através dos movimentos e suas dinâmicas. Deste modo, são trabalhados durante os estudos alguns objetivos específicos, tais como historiar, evidenciar, mostrar a relevância e instigar o resgate dos jogos e brincadeiras, usando o método de pesquisa qualitativa, a qual baseia-se em estudos teóricos e informações com foco na qualidade deste saber para a sociedade. Já que este ainda está sendo utilizado com maior ênfase para recreação. Daí o interesse, de evidenciá-lo como didática para mediar diferentes conteúdos, tanto o lúdico tradicional (brincadeiras antigas) quanto virtual (jogos eletrônicos e dispositivos tecnológicos) que seus manuseios ainda precisam ser aprendidos pela maioria dos professores.

Biografía del autor/a

Agdália Gomes dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduada em Letras pela Faculdade Integrada de Ensino de Colinas/TO – FIESC. Pós-graduada em Docência Superior em Metodologia Ativa de Aprendizagem no Centro Universitário Uni américa. Mestranda em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Bolsista da CAPES. 

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Publicado
2022-05-12
Sección
FLUXO CONTÍNUO - Artigos