A EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DESCONSTRUINDO O DISCURSO NEOLIBERAL

Resumen

Neste artigo apresentamos como o discurso neoliberal incide sobre o currículo da Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, inicialmente, discutimos a noção de ‘governamentabilidade’ neoliberal proposta por Foucault (2001) como pano de fundo macroestrutural. Na sequência, abordamos os nexos entre o neoliberalismo, as políticas de currículo adotadas globalmente e a BNCC. Em seguida, realizamos uma análise discursiva do texto da Educação Física no documento, demonstrando sua concepção tecnocrática, típica do discurso neoliberal. Por fim, apontamos algumas reflexões sobre as possibilidades de enfrentamento.

Biografía del autor/a

Renato Cavalcanti Novaes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte/UERJ, Marinha do Brasil.

Felipe da Silva Triani, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte/UERJ, Centro Universitário Gama e Souza e Universidade Estácio de Sá.

Silvio de Cássio Costa Telles, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física e Cultura/UGF, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado
2020-06-23