FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A APLICABILIDADE DOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DO ESPORTE EDUCACIONAL
Resumen
O presente estudo buscou investigar a presença dos Princípios Pedagógicos do esporte educacional na prática dos professores de Educação Física participantes do Projeto Rede de Parceiros, no município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Cinco professores participaram da pesquisa de natureza qualitativa, cujas informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas, observações de aula e diário de campo. Com base na aproximação com a técnica da análise textual discursiva, foram identificados indícios que remetem à presença dos Princípios Pedagógicos: inclusão de todos, respeito à diversidade, educação integral, autonomia e construção coletiva, sendo o último o menos incidente, comparado aos demais. O estudo indica uma relação de aplicabilidade entre o método de ensino proposto na formação continuada estudada e a sua presença na prática pedagógica dos professores participantes. Sinaliza-se a importância de práticas que trabalhem com esses Princípios Pedagógicos, o que auxiliará na valorização da Educação Física no ambiente escolar.
Citas
BETTI, M.; ZULIANI, L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ remef/article/view/1363>. Acesso em: 14 mar. 2018.
BOSSLE, F.; WITTIZORECKI, E. S. (Orgs.). Didática(s) da Educação Física: formação docente e cotidiano escolar. 3 vol. Curitiba: CRV, 2017.
______. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Ministério da Educação, 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 19 mar. 2020.
______. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2020.
BROTTO, B. M.; ROSSETTO JÚNIOR, A. J. (Orgs.). Estratégias de ensino do esporte educacional. São Paulo: Gráfica Paulo’s, 2017.
DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, São Paulo: Editora Papirus, 2007.
FERREIRA, J. S. Perfil de formação continuada e autoavaliação de competências docentes na educação física escolar. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, UFRRJ, Rio de Janeiro, 2012.
FIORINI, M. L. S; MANZINI, E. J. Dificuldades e sucessos de professores de educação física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 1, p. 49-64, jan./mar. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbee/v22n1/1413-6538-rbee-22-01-0049.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020.
FORTES, M. O. et al. A Educação Física escolar na cidade de Pelotas, RS: contexto das aulas e conteúdos. Revista Educação Física/UEM, Maringá, v. 23, n. 1, p. 69-78, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/refuem/v22n1/ a07v22n1.pdf>. Acesso em: 21 jan.2020.
FREIRE JÚNIOR, J. M.; MALDONADO, D. T; SILVA, S.A.P.S. Estratégias para ensinar esporte nas aulas de educação física. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p. 28-46, jul. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p28>. Acesso em: 22 jan. 2020.
FREITAS, D. C. et al. Formação continuada de professores de Educação Física. Corpoconsciência, Cuiabá, vol. 20, n. 03, p. 9-21, set./dez., 2016. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/ article/view/4419>. Acesso em: 22 de jan.2020.
IEE – Instituto Esporte & Educação. Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional. Disponível em: <http://esporteeducacao.org.br/projetos/rede-multiplicadores/>. Acesso em: 25 mar. 2020.
JARDIM, N. F. P. et al. O mundo do trabalho como elemento articulador dos conteúdos da Educação Física Escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, n. 43, p. 150–163, 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ motrivivencia/article/view/2175-8042.2014v26n43p150>. Acesso em: 14 maio 2018.
LEOPOLDINO, Luciana do Nascimento (Ed. Resp.). Encontros Educação Física, 1º e 2º ano : manual do professor de educação física : componente curricular educação física : ensino fundamental, anos iniciais. São Paulo: FTD, 2018.
MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; SILVA, S. A. P. S. Reflexões sobre possibilidades para o desenvolvimento da cidadania por meio da Educação Física no Ensino Médio. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/48130>. Acesso em: 22 out. 2019.
MATTOS, M. G.; ROSSETTO JÚNIOR, A. J.; RABINOVICH, S. B. Metodologia da pesquisa em educação física: construindo sua monografia, artigos e projetos. 4. ed. São Paulo: Phorte, 2017.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação e realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.
ROSSETTO JÚNIOR, A. J. Projeto rede de parceiros multiplicadores de esporte educacional. In: ROSSETTO JÚNIOR, A. J. et al. Esporte educacional: a experiência do centro de referência esportiva Rio Grande. Florianópolis: Insular, 2015. p. 21-65.
SANTOS, L. P. S. et. al. Inclusão de alunos público com deficiência nas aulas de Educação Física na cidade de Catalão-GO. Revista Educação à Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, São Cristóvão, v. 19, n. 3, p. 95-108, set./dez. 2019. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/12217/pdf>. Acesso em: 20 jan. 2020.
SOUZA, M. J. Saberes e práticas educativas: hibridismos presentes nas relações entre esporte educacional e performance esportiva. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 6, 2019. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1315>. Acesso em: 20 jan. 2020.
HUNGER, D. A. C; ROSSI, F. Formação acadêmica em educação física: perfis profissionais, objetivos e fluxos curriculares. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p.170-180, 2010. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p28>. Acesso em: 20 Jan.2020.
WITTIZORECKI, E. S. Mudanças sociais e o trabalho docente do professorado de educação física na escola de ensino fundamental: um estudo na rede municipal de ensino de Porto Alegre. 2009. 227 f. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre/RS: UFRGS, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).