APRENDIZAGEM AUTISTA
Resumen
O presente artigo expõe uma pesquisa sobre pessoas com Síndrome do Espectro Autista, sendo estas crianças ou jovens, numa visão integrada no processo de ensino e aprendizagem que possa garantir o direcionamento a uma vida adulta com mais qualidade e menos frustrações. Sendo o autismo uma espécie de transtorno ou distúrbio neurológico que pode se apresentar de forma leve, moderada à mais severa, torna-se mais um caso que desafia a ciência, a escola, e principalmente a família. A inclusão de um aluno com esta especificidade dispõe de informações de seu percurso histórico, familiar e diagnósticos neurológicos e psicológicos que auxilie a equipe pedagógica à aplicar as intervenções necessárias afim de estimular a aprendizagem deste conforme o seu tempo cronológico.
Citas
BERMAN, Tali; RAPPAPORT, Abby. Brincar para crescer. 201 atividades projetadas para ajudar sua criança especial a desenvolver habilidades sociais fundamentais. 1 ed. Tubarão: Cpiart, 2010.
CAMARGOS, Walter Jr. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento 3° Milênio. 2 ed. Disponível: www.presidencia.gov.br, Acesso: 8 de Dezembro, 2015.
CURY, Augusto. Pais Brilhantes Professores Fascinantes.1 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
FREURE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOPES, Eliana Rodrigues Boralli. Autismo: Trabalhando com a Criança e com a Família. 2 ed. São Paulo: Edcom: AUMA, 1997.
MELO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: Guia Prático. 2 ed. São Paulo: AMA, Corde, 2004.
MARCELINO, Claudia. Autismo Esperança pela Nutrição. 1 ed. São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.
PROMINAS, Instituto. Construindo Conhecimento: Educação Inclusiva Especial.Ucamprominas, MG. Portaria do MEC n° 1.282, 2010.
VARELA, Dráuzio. Série Fantástico, Autismo: Universo Particular. Disponível: www.viverautismo.com.br, Acesso: 15 de Dezembro, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).