APRENDIZAGEM AUTISTA
Abstract
O presente artigo expõe uma pesquisa sobre pessoas com Síndrome do Espectro Autista, sendo estas crianças ou jovens, numa visão integrada no processo de ensino e aprendizagem que possa garantir o direcionamento a uma vida adulta com mais qualidade e menos frustrações. Sendo o autismo uma espécie de transtorno ou distúrbio neurológico que pode se apresentar de forma leve, moderada à mais severa, torna-se mais um caso que desafia a ciência, a escola, e principalmente a família. A inclusão de um aluno com esta especificidade dispõe de informações de seu percurso histórico, familiar e diagnósticos neurológicos e psicológicos que auxilie a equipe pedagógica à aplicar as intervenções necessárias afim de estimular a aprendizagem deste conforme o seu tempo cronológico.
References
BERMAN, Tali; RAPPAPORT, Abby. Brincar para crescer. 201 atividades projetadas para ajudar sua criança especial a desenvolver habilidades sociais fundamentais. 1 ed. Tubarão: Cpiart, 2010.
CAMARGOS, Walter Jr. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento 3° Milênio. 2 ed. Disponível: www.presidencia.gov.br, Acesso: 8 de Dezembro, 2015.
CURY, Augusto. Pais Brilhantes Professores Fascinantes.1 ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
FREURE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LOPES, Eliana Rodrigues Boralli. Autismo: Trabalhando com a Criança e com a Família. 2 ed. São Paulo: Edcom: AUMA, 1997.
MELO, Ana Maria S. Ros de. Autismo: Guia Prático. 2 ed. São Paulo: AMA, Corde, 2004.
MARCELINO, Claudia. Autismo Esperança pela Nutrição. 1 ed. São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.
PROMINAS, Instituto. Construindo Conhecimento: Educação Inclusiva Especial.Ucamprominas, MG. Portaria do MEC n° 1.282, 2010.
VARELA, Dráuzio. Série Fantástico, Autismo: Universo Particular. Disponível: www.viverautismo.com.br, Acesso: 15 de Dezembro, 2015.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).