CICLOS DE ESCOLARIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO LÓGICA DO CONHECIMENTO NO ENSINO CRÍTICO-SUPERADOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA ATIVIDADE

Palavras-chave: Teoria da Atividade. Periodização do Desenvolvimento. Educação Escolar. Educação Física.

Resumo

Concebendo ser a abordagem de ensino crítico-superadora uma sólida propositura teórico-prática para a afirmação e legitimidade da Educação Física (EF) na educação escolar, o objetivo do artigo é explicitar de que forma a teoria da atividade e sua periodização histórico-cultural do desenvolvimento humano permite certa readequação e atualização dos elementos categoriais relativos à problemática dos ciclos de escolarização e a sistematização lógica do conhecimento presentes nessa abordagem de ensino. A investigação clarifica como a dinâmica, a estrutura e o desenvolvimento da forma e do conteúdo de pensar do estudante se consolidam tendo-se a lógica dialética como referência de organização do ensino, não somente para a EF, mas, seguramente, para todas as demais disciplinas do currículo da educação escolar.

Biografia do Autor

Flávio Dantas Albuquerque Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pós-doutor e Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional (UESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física (GEPEFEF-UESC).

Celi Nelza Zülke Taffarel, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora e Professora Titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora de produtividade do CNPQ. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFBA. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

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Publicado
2020-06-23