PRÁTICAS CURRICULARES DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS

Resumen

Neste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa qualitativa sobre as práticas curriculares realizada em uma escola pública de educação de pessoas jovens, adultos e idosas da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista-Bahia. O currículo é compreendido por meio da contribuição da perspectiva crítica articulada com a teoria da atuação. Analisamos as práticas curriculares utilizando uma perspectiva pluralista. Sessão coletiva de diálogo e entrevistas com professores foram empregados na produção dos dados. Os dados foram categorizados utilizando a análise textual discursiva. As análises apontam que os educadores/as, por meio de suas práticas, cotidianamente, produzem currículos, tendo como referência tanto as prescrições do currículo oficial quanto suas práticas desenvolvidas no cotidiano escolar.

Biografía del autor/a

Cleiton Santos Nunes, UESB

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

José Jackson Reis dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UFRN). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn). 

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn/UESB).

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Publicado
2020-05-07