TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E METODOLOGIAS ATIVAS NA PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO DE REDAÇÃO

Palavras-chave: Educação. Ensino Híbrido. G Suite for Education. Processo de ensino e aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar práticas pedagógicas baseadas na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das metodologias ativas para a personalização do ensino de Redação. Tais práticas foram desenvolvidas com o suporte da plataforma G Suite for Education. Trata-se de um estudo de caso, quanto a natureza dos dados é uma pesquisa qualitativa, com uso dos procedimentos empíricos. A pesquisa foi realizada com três turmas do 8º ano de uma escola particular da cidade de Aracaju-SE/Brasil. O estudo aponta como resultados a possibilidade do professor, ao inovar a sua prática, aumentar o nível de interação e de motivação dos alunos no desenvolvimento das atividades, evidenciando a importância do uso das metodologias ativas e da tecnologia no processo ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Rosana Maria Santos Torres Marcondes, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). 

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

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Publicado
2020-04-24