PRÁTICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA E AÇÃO DIDÁTICA DOCENTE: UM OLHAR DOS ESTUDOS CULTURAIS

Resumen

Em diversos currículos oficiais para o componente Educação Física é possível detectar uma elaboração pautada majoritariamente em conhecimentos cristalizados, que priorizam a formação de “identidades competentes” por meio do desenvolvimento de habilidades e competências e relegando às práticas corporais um caráter meramente instrumental. Em sentido contrário, o presente artigo busca inspiração nos Estudos Culturais para discutir possibilidades pedagógicas que visam superar o caráter monolítico presente nos documentos oficiais. Advogando a urgência em estabelecer um diálogo entre a docência e a sociedade, entendida aqui como um coletivo formado por estudantes, seus responsáveis, funcionários, e comunidade como um todo, sugerimos alternativas metodológicas que rompam com a lógica dominante estabelecida, indo ao encontro de uma compreensão de docência comprometida com um projeto de política cultural democrática.

Biografía del autor/a

Wilson Alviano Jr, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação pela USP. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Educação Física e Pedagogia. Doutor em Educação e Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 

Cláudio Pellini Vargas, Centro Universitário Estácio Juiz de Fora

Licenciado em Educação Física. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor da Faculdade Metodista Granbery. Professor de Educação Física na Educação Básica no Estado de MG e na Rede Municipal de Juiz de Fora. 

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Publicado
2022-09-28