A EDUCAÇÃO BÁSICA E A INFÂNCIA POBRE NO PROCESSO DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA
Resumen
Fruto de mais de dezesseis anos de estudos no campo da infância pobre e da desigualdade social, não poderia deixar de iniciar este texto sem acrescentar nossa identidade acadêmica com os estudos nos campos das políticas educacionais, história e cultura da educação, estudos feministas e das relações de gênero, história da infância pobre, hoje ampliados pelos estudos e pesquisas sobre os direitos humanos e nesse campo, se inserem os estudos sobre a educação, acesso e permanência de pobres e vulneráveis na escola básica e nesse bojo voltamos o nosso olhar para a infância.
Citas
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. 5.ed. Porto: Porto Editora,2007.
SACRISTAN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, Tomas Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VIVEIROS, KILZA F. M DE. Et al. (org’s). Pobreza, Direitos Humanos, Justiça e Educação. Vol III. Série Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFRN. João Pessoa: Ideia, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).