UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA COM APOIO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
Resumen
O objetivo geral é apresentar uma proposta de mediação de leitura com apoio da tecnologia assistiva (TA), que se baseia no uso de pistas visuais e em um roteiro de perguntas para relembrar fatos da história lida. Assim, questiona-se como desenvolver uma proposta de atividade de mediação de leitura através da TA para alunos com Deficiência Intelectual (DI). A escolha pelo sistema SCALA justifica-se por funcionar como gerenciador de símbolos, dando suporte à construção de narrativas visuais. Buscou-se, para tanto, através de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos de DI e de TA. Os resultados evidenciam que os recursos tecnológicos são ferramentas facilitadoras da aprendizagem.
Citas
APA-American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre: Artmed. 2014.
Battistello, V.C.M. Despertar para a leitura: Uma proposta de letramento emergente para alunos com transtorno do espectro autista (TEA). 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Feevale, Novo Hamburgo-RS, 2019. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000019/000019e5.pdf>. Acesso em 05/09/2019.
Bersch, R.; Schirmer, C.; Tecnologia Assistiva No Processo Educacional. In: Brasil. Ensaios Pedagógicos: Construindo Escolas Inclusivas. Brasília: Mec/Seesp, 2005.
Bersch, R. Tecnologia Assistiva, Tecnologia e Educação. Porto Alegre, 2017.
Bez, M. R. Sistema De Comunicação Alternativa para Processos de Inclusão em Autismo: Uma Proposta Integrada de Desenvolvimento em Contextos para Aplicações Móveis e Web. 286 F. Tese (Doutorado Em Informática Na Educação) – Programa De Pós-graduação Em Informática Na Educação, Centro Interdisciplinar De Novas Tecnologias Na Educação, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, Brasil: UFRGS.2014.
Brasil. Decreto Nº 5.296, de 2 de Dezembro de 2004. Diário Oficial Da República Federativa [Do] Brasil. Poder Executivo, Brasília, 2004. Disponível em:<Http://Www.Planalto.Gov.Br/Ccivil_03/_ato2004-006/2004/Decreto/D5296.Htm>. Acesso em: 5/08/2019.
Ellis, A.W. Leitura, Escrita e Dislexia: Uma Análise Cognitiva. 2 Ed. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Hogan, T. Et Al. Increasing Higher Level Language Skills To Improve Reading Comprehension. Focus On Exceptional Children, V. 44, N.3, P. 1-20, 2011.
Its Brasil, Tecnologia Assistiva Nas Escolas. São Paulo. 2008. Disponível Em: http://www.Itsbrasil.Org.Br/Sites/Itsbrasil.W20.Com.Br/Files/Digite_o_texto/Cartilha_tecnologia_assistiva_nas_escolas_recursos_basicos_de_acessibilidade_socio-digital_para_pessoal_com_deficiencia.Pdf. Acesso em 17/08/2019.
Miranda, A. F.S.; Macêdo, M.C.; Santos, G.C.S. Tablet e Síndrome de Down: Mobilidade A Favor da Inclusão e Alfabetização. V Congresso Internacional De Computación Y Telecomunicaciones. 2013.
Passerino, L. M.; Bez, M. R. Comunicação Alternativa: Mediação Para Uma Inclusão Social A Partir Do Scala. 1. Ed. Passo Fundo, Brasil: Universidade De Passo Fundo. Ebook/Epub. 2015.
Sartoretto, M. L.; Bersch, R. Assistiva- Tecnologia e Educação. 2014. Disponível Em Http://Www.Assistiva.Com.Br/Tassistiva.Html . Acessado Em 10/06/2016.
Trancoso, M.V.; Cerro, M.M. Síndrome De Down: Leitura E Escrita Um Guia Para Pais, Educadores E Professores. Portugal; Editora Porto, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).