UMA PROPOSTA DE MEDIAÇÃO DE LEITURA COM APOIO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
Abstract
O objetivo geral é apresentar uma proposta de mediação de leitura com apoio da tecnologia assistiva (TA), que se baseia no uso de pistas visuais e em um roteiro de perguntas para relembrar fatos da história lida. Assim, questiona-se como desenvolver uma proposta de atividade de mediação de leitura através da TA para alunos com Deficiência Intelectual (DI). A escolha pelo sistema SCALA justifica-se por funcionar como gerenciador de símbolos, dando suporte à construção de narrativas visuais. Buscou-se, para tanto, através de uma pesquisa bibliográfica, os conceitos de DI e de TA. Os resultados evidenciam que os recursos tecnológicos são ferramentas facilitadoras da aprendizagem.
References
APA-American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5 (5a ed.). Porto Alegre: Artmed. 2014.
Battistello, V.C.M. Despertar para a leitura: Uma proposta de letramento emergente para alunos com transtorno do espectro autista (TEA). 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Feevale, Novo Hamburgo-RS, 2019. Disponível em: https://biblioteca.feevale.br/Vinculo2/000019/000019e5.pdf>. Acesso em 05/09/2019.
Bersch, R.; Schirmer, C.; Tecnologia Assistiva No Processo Educacional. In: Brasil. Ensaios Pedagógicos: Construindo Escolas Inclusivas. Brasília: Mec/Seesp, 2005.
Bersch, R. Tecnologia Assistiva, Tecnologia e Educação. Porto Alegre, 2017.
Bez, M. R. Sistema De Comunicação Alternativa para Processos de Inclusão em Autismo: Uma Proposta Integrada de Desenvolvimento em Contextos para Aplicações Móveis e Web. 286 F. Tese (Doutorado Em Informática Na Educação) – Programa De Pós-graduação Em Informática Na Educação, Centro Interdisciplinar De Novas Tecnologias Na Educação, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, Brasil: UFRGS.2014.
Brasil. Decreto Nº 5.296, de 2 de Dezembro de 2004. Diário Oficial Da República Federativa [Do] Brasil. Poder Executivo, Brasília, 2004. Disponível em:<Http://Www.Planalto.Gov.Br/Ccivil_03/_ato2004-006/2004/Decreto/D5296.Htm>. Acesso em: 5/08/2019.
Ellis, A.W. Leitura, Escrita e Dislexia: Uma Análise Cognitiva. 2 Ed. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Hogan, T. Et Al. Increasing Higher Level Language Skills To Improve Reading Comprehension. Focus On Exceptional Children, V. 44, N.3, P. 1-20, 2011.
Its Brasil, Tecnologia Assistiva Nas Escolas. São Paulo. 2008. Disponível Em: http://www.Itsbrasil.Org.Br/Sites/Itsbrasil.W20.Com.Br/Files/Digite_o_texto/Cartilha_tecnologia_assistiva_nas_escolas_recursos_basicos_de_acessibilidade_socio-digital_para_pessoal_com_deficiencia.Pdf. Acesso em 17/08/2019.
Miranda, A. F.S.; Macêdo, M.C.; Santos, G.C.S. Tablet e Síndrome de Down: Mobilidade A Favor da Inclusão e Alfabetização. V Congresso Internacional De Computación Y Telecomunicaciones. 2013.
Passerino, L. M.; Bez, M. R. Comunicação Alternativa: Mediação Para Uma Inclusão Social A Partir Do Scala. 1. Ed. Passo Fundo, Brasil: Universidade De Passo Fundo. Ebook/Epub. 2015.
Sartoretto, M. L.; Bersch, R. Assistiva- Tecnologia e Educação. 2014. Disponível Em Http://Www.Assistiva.Com.Br/Tassistiva.Html . Acessado Em 10/06/2016.
Trancoso, M.V.; Cerro, M.M. Síndrome De Down: Leitura E Escrita Um Guia Para Pais, Educadores E Professores. Portugal; Editora Porto, 2004.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).