PROJETO DE LEITURA E ESCRITA DE NOTÍCIA: DIÁLOGOS COM HABILIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL DA BNCC
Resumen
O objetivo deste estudo é o de elaborar projeto didático de leitura e escrita para o gênero notícia para o 4º ano do Ensino Fundamental, em diálogo com as habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O trabalho centraliza-se na perspectiva interacionistas de linguagem, tendo como aporte teórico-metodológico o projeto pedagógico de leitura e escrita de gêneros de Lopes-Rossi (2011; 2008; 2006; 2003; 2002). Selecionaram-se e sequenciaram-se as habilidades, voltadas à notícia; foram elaboradas as atividades, seguindo os módulos do projeto: leitura, escrita e circulação do gênero. Como resultado, a proposta de projeto permite ao aluno: conhecer as condições de produção da notícia; distinguir fatos de opinião; pesquisar textos sobre a temática estudada; produzir e divulgar a notícia no jornal mural.
Citas
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1953], p. 261-306.
BRASIL, SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF.
BRASIL, BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação MEC. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 5 jul. 2018.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
GERALDI, W. O ensino de língua portuguesa e a base nacional comum curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n.17, p. 381-396, out-dez, 2014.
GERALDI, J.W. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2005.
GERHARDT, A. F. L. M.; AMORIM, M. A. A BNCC e o ensino de línguas e literatura. Campinas: Pontes, 2019.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros textuais discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In: KARWOSKI, A. C.; GAYDECZKA, B., BRITO, K. S. B. Gêneros textuais: reflexões de ensino. (Org.). São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Práticas de leitura de gêneros discursivos: a reportagem como proposta. In: PETRONI, Maria Rosa (org.). Gêneros do discurso, leitura e escrita: experiência de sala de aula. São Carlos: Pedro & João Editores/ Cuiabá: Ed. UFMT, 2008.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Procedimentos para e tudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2006, p. 51-68.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Projetos pedagógicos para produção escrita nas aulas de língua portuguesa. In: SILVA, E. R. da; LOPES-ROSSI, M. A. G. (Org.). Caminhos para construção da competência docente. Taubaté: Cabral, 2003, p. 93-117.
LOPES-ROSSI, M. A. G. O desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos a partir de gêneros discursivos. In: LOPES-ROSSI, M. A. G. (Org.). Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2002. p. 19-40.
MARSIGLIA, A. C. G. A; PINA, L. D.; MACHADO, V. O.; LIMA, M. Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017.
ORRÚ, S. Base Nacional Comum Curricular: à contramão dos espaços de aprendizagem inovadores e inclusivos. Revista Tempos e EspemEducação, SãoCristóvão, Sergipe, Brasil, v. 11, n. 25, p. 141-154 abr./jun. 2018 http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6828| ISSN: 2358-1425 (versão online).
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teoria subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: MENEGASSI, R. J.; SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. Concepções de linguagem e ensino. Maringá. Eduem, 2010.
RANGEL, E. O.; GARCIA, A. L. M. A Olimpíada de Língua Portuguesa e os caminhos da escrita na escola pública: uma introdução. Cadernos Cenpec. São Paulo.V.2. N.1. p.11-22. julho 2012.
ROCHA, N. F. E.; PEREIRA, M. Z. da C. O que dizem sobre a BNCC? Produções sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no período de 2010 a 2015. ESPAÇO DO CURRÍCULO, v.9, n.2, p. 215-236, 2016.
ROJO, R. Hipermodalidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015, p.15-52.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento Revista de Educação, Rio de Janeiro, ano 4, p. 54- 85, 2016.
SERCUNDES, M. M. I. Ensinando a escrever. In: GERALDI, J.W.; CITELLI, B. (Org.). Aprender e ensinar com textos dos alunos. vol 1. São Paulo: Cortez, 1997, p. 75-97.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre. Artmed, 1998.
SZUNDY, P. T. C. A base nacional comum curricular: implicações para a formação de professores/as de língua(gens). In: MATEUS, E.; TONELI, J. R. A. (Orgs.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas. São Paulo: Blucher, 2017, p. 77-98.
ZANINI, M. Uma visão panorâmica da teoria e da prática do ensino de língua materna. Acta Scientiarum, v. 21, n. 1, p. 79-88, 1999.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).