AVANÇOS E DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PROVÍNCIA DE SASSARI/ITÁLIA
Resumen
No desejo de compreender como diferentes cenários contemplam a efetivação das políticas relacionadas com a escolarização de alunos com deficiência e como essas políticas vêm se materializando nas aulas de Educação Física, este estudo qualitativo, descritivo e exploratório objetiva conhecer e analisar as concepções de professores de Educação Física e de sostegno (professor de apoio) de uma escola localizada na província de Sassari/Itália, em relação ao que consideram avanços e/ou desafios à educabilidade desse alunado. Conclui que os avanços normativos ocorridos no país, com referência à adaptação dos conteúdos e aos movimentos de colaboração entre alunos, professores regentes e de sostegno, influenciaram positivamente a efetivação de práticas inclusivas nas escolas italianas. No entanto, a quantidade de estudantes com deficiência por turma, a presença de alunos imigrantes e a falta de compreensão sobre as contribuições da Educação Física na formação humana dos indivíduos ainda se constituem desafios para a efetivação das políticas inclusivas.
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