AVANÇOS E DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PROVÍNCIA DE SASSARI/ITÁLIA

Abstract

No desejo de compreender como diferentes cenários contemplam a efetivação das políticas relacionadas com a escolarização de alunos com deficiência e como essas políticas vêm se materializando nas aulas de Educação Física, este estudo qualitativo, descritivo e exploratório objetiva conhecer e analisar as concepções de professores de Educação Física e de sostegno (professor de apoio) de uma escola localizada na província de Sassari/Itália, em relação ao que consideram avanços e/ou desafios à educabilidade desse alunado. Conclui que os avanços normativos ocorridos no país, com referência à adaptação dos conteúdos e aos movimentos de colaboração entre alunos, professores regentes e de sostegno, influenciaram positivamente a efetivação de práticas inclusivas nas escolas italianas. No entanto, a quantidade de estudantes com deficiência por turma, a presença de alunos imigrantes e a falta de compreensão sobre as contribuições da Educação Física na formação humana dos indivíduos ainda se constituem desafios para a efetivação das políticas inclusivas.

Author Biographies

Gabriel de Sá Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).  

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

References

ALMEIDA, M. L.; CAETANO, E. S. A gestão pública da inclusão escolar: interfaces entre Brasil e Itália. In: JESUS, D. M. (org.). Estudo comparado internacional em educação especial: políticas e práticas em diferentes cenários. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019. p. 76-99.

BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos: investir nos conhecimentos e competências das pessoas para promover o desenvolvimento. Washington, 2011.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 1977.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal; Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 30 abr. 2018.

CÉLIO SOBRINHO, R. et al. Estudo comparado internacional: contribuições para o campo da educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 21, n. 4, p. 335-348, 2015.

CHICON, J. F. Compreendendo a in/exclusão no contexto da educação física escolar. In: CHICON, J. F.; RODRIGUES, G. M. (org.). Educação física e os desafios da inclusão. Vitória: Edufes, 2010. p. 66-103.

CHICON, J. F.; SÁ, M. G. C. S. Educação física, adaptação e inclusão. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2012.

CHICON, J. F.; SÁ, M. G. C. S. Prática pedagógica inclusiva: considerações sobre a constituição da subjetividade humana. In: CHICON, J. F.; RODRIGUES, G. M. (org.). Práticas pedagógicas e pesquisa em educação física escolar inclusiva. Vitória: Edufes, 2011. p. 85-108.

DECLARAÇÃO de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: Corde, 1994.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Dificuldades e sucessos de professores de educação física em relação à inclusão escolar. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 1, p. 49-64, 2016.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GORGATTI, M. G.; ROSE JÚNIOR, D. Percepções dos professores quanto à inclusão de alunos com deficiência em aulas de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 119-140, 2009.

GREGUOL, M.; GOBBI, E.; CARRARO, A. Formação de professores para a educação especial: uma discussão sobre os modelos brasileiro e italiano. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, n. 3, p. 307-324, 2013.

GONZALES, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Dicionário crítico de educação física. Ijuí: Unijuí, 2005.

GUIMARÃES, A. A. et al. Educação física escolar: atitudes e valores. Motriz, v. 7, n. 1, p. 17-22, 2001.

ITÁLIA. [Costituzione Italiana (1947)]. Costituzione della Repubblica Italiana: edizione in lingua portoghese. Roma: Senato della Repubblica: Antica Tipografia, 2017. 81 p. Disponível em: https://www.senato.it/application/xmanager/projects/leg18/file/repository/relazioni/libreria/n ovita/XVII/COST_PORTOGHESE.pdf. Acesso em: 16 set. 2018.

ITÁLIA. Direttiva Ministeriale, del 27 dicembre 2012. Strumenti d‟intervento per alunni con bisogni educativi speciali e organizzazione territoriale per l‟inclusione scolastica. Roma, 2012.

JESUS, D. M.; RIBEIRO, L. H. C.; VENTURINI, R. S. Estudo comparado em educação especial: uma conversa inicial sobre o território da Sardenha – Itália. In: JESUS, D. M. (org.). Estudo comparado internacional em educação especial: políticas e práticas em diferentes cenários. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019. p. 172-190.

LIMA, S. M. T. Pesquisas e experiências com a educação física no contexto das práticas pedagógicas: escolar e não escolar. In: CHICON, J. F.; RODRIGUES, G. M. (org.). Práticas pedagógicas e pesquisa em educação física escolar inclusiva. Vitória, ES: Edufes, 2011. p. 13-38.

MEIRELLES, M. C. B.; DAINESE, R.; FRISO, V. A Educação especial no contexto italiano: o projeto de vida, da escola à vida adulta. Revista Educação Especial, v. 30, n. 57, p. 189-202, 2017.

MURA, A.; ZURRU, A. L. Inclusão escolar: a perspectiva italiana analisada em estudo sobre a percepção de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 2, p. 364-375, 2016.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA). Convenção interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência. Guatemala, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/guatemala.pdf. Acesso em: 10 abr. 2019.

PISCO, P. Equidade e inclusão: serão as políticas educativas suficientes? Lisboa: [2008]. Disponível em: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/3779573397487/PISCO.Equidade%20e%20Inclusao%20Serao%20as%20Politicas%20Educativas%20Suficientes.2008.pdf. Acesso em: 10 jun. 2019.

RODRIGUES, D.; LIMA-RODRIGUES, L. Formação de professores e inclusão: como se reformam os reformadores? Educar em Revista, n. 41, p. 41-60, 2011.

SÁ, M. G. C. S. A autopercepção de alunos/as com necessidades especiais no cotidiano das aulas de educação física escolar: tecendo redes pelas malhas de experiências instituintes. In: CHICON, J. F.; RODRIGUES, G. M. (org.). Educação física e os desafios da inclusão. Vitória, ES: Edufes, 2010. p. 178-211.

SÁ, M. G. C. S.; COVRE, H. R.; FERREIRA, G. S. Concepções dos docentes de educação física sobre os processos de escolarização de alunos com deficiência: um estudo comparado no Brasil e na Itália. In: JESUS, D. M. (org.). Estudo comparado internacional em educação especial: políticas e práticas em diferentes cenários. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019. p. 191-213.

SCUSSIATTO, C. C. Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália. Informática na Educação: teoria & prática, v. 18, n. 2, p. 19-37, 2015.

SILVA, L. O.; MOLINA-NETO, V. Os sentidos da escola e da educação física para estudantes e docentes de uma rede pública municipal. Movimento, Porto Alegre, RS, v. 20, n. 4, p. 1139-1158, jul./set. 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Brasília: Corde, 1990.

Published
2020-06-23