AVANÇOS E DESAFIOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PROVÍNCIA DE SASSARI/ITÁLIA

Palavras-chave: Educação Física. Escolarização. Inclusão. Estudo Comparado. Educação Especial.

Resumo

No desejo de compreender como diferentes cenários contemplam a efetivação das políticas relacionadas com a escolarização de alunos com deficiência e como essas políticas vêm se materializando nas aulas de Educação Física, este estudo qualitativo, descritivo e exploratório objetiva conhecer e analisar as concepções de professores de Educação Física e de sostegno (professor de apoio) de uma escola localizada na província de Sassari/Itália, em relação ao que consideram avanços e/ou desafios à educabilidade desse alunado. Conclui que os avanços normativos ocorridos no país, com referência à adaptação dos conteúdos e aos movimentos de colaboração entre alunos, professores regentes e de sostegno, influenciaram positivamente a efetivação de práticas inclusivas nas escolas italianas. No entanto, a quantidade de estudantes com deficiência por turma, a presença de alunos imigrantes e a falta de compreensão sobre as contribuições da Educação Física na formação humana dos indivíduos ainda se constituem desafios para a efetivação das políticas inclusivas.

Biografia do Autor

Gabriel de Sá Ferreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

José Francisco Chicon, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).  

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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Publicado
2020-06-23