EXPERIÊNCIAS DE TUTORIAS SOBRE O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL

  • Claudiany Cipriano de Carvalho e Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Edisselma dos Santos Alecrim Universidade Federal do Tocantins
  • Marcela Pereira Lima Arcanjo Universidade Federal do Tocantins

Resumen

Neste espaço, relataremos momentos marcantes ocorridos durante o trabalho da tutoria de três turmas do curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Observamos duas turmas do polo de Araguaína – TO e uma turma de Palmas – TO. Discutiu-se as relações entre pobreza e educação, a fim de reconstruir novas práticas educacionais, demandadas pelos sujeitos em condição de pobreza e pobreza extrema; a relação entre pobreza, cidadania e democracia, principalmente, em seus aspectos sociais e políticos e articulações entre pobreza e currículo, problematizando os valores, os saberes e as identidades. O desejo de relatar essas memórias veio, sobretudo, no final do curso, quando recebemos feedbacks positivos que nos fizeram refletir que, apesar de todas as dificuldades, valeu muito apena esse trabalho.

Biografía del autor/a

Claudiany Cipriano de Carvalho e Silva, Universidade Federal do Tocantins

Especialista em Coordenação Pedagógica (UFT); Graduada em Letras (ULBRA).

Edisselma dos Santos Alecrim, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT); Especialista em Avaliação Escolar em Língua Portuguesa (Cesgranrio); Especialista em Metodologia do Ensino de Linguagens (Unitins); Graduada em Letras (UFT).

Marcela Pereira Lima Arcanjo , Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Cultura e Território (UFT); Especialista em Matemática Pura (UFT); Graduada em Ciências com habilitação em Matemática.

Citas

ARROYO, M. G. Pobreza, desigualdades e educação. SECADI/MEC. S/d.

ARROYO, M. G. Pobreza e currículo: uma complexa articulação. SECADI/MEC. S/d.

ARROYO, M. G. Outros Sujeitos, outras pedagogias. Teresópolis: vozes, 2012.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Qual o sentido da escola: In: COÊLHO, Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012.

FRASER, Nancy. Escalas de justiça. Tradução Antoni Martínez Riu, Barcelona: Heder editorial, 2008.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1967.

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SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2 ed. Companhia das Artes, 2010.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SOUZA, Jessé. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo – 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Publicado
2019-12-20