EXPERIÊNCIAS DE TUTORIAS SOBRE O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL

  • Claudiany Cipriano de Carvalho e Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Edisselma dos Santos Alecrim Universidade Federal do Tocantins
  • Marcela Pereira Lima Arcanjo Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Tutoria. Educação. Pobreza.

Resumo

Neste espaço, relataremos momentos marcantes ocorridos durante o trabalho da tutoria de três turmas do curso de Aperfeiçoamento em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Observamos duas turmas do polo de Araguaína – TO e uma turma de Palmas – TO. Discutiu-se as relações entre pobreza e educação, a fim de reconstruir novas práticas educacionais, demandadas pelos sujeitos em condição de pobreza e pobreza extrema; a relação entre pobreza, cidadania e democracia, principalmente, em seus aspectos sociais e políticos e articulações entre pobreza e currículo, problematizando os valores, os saberes e as identidades. O desejo de relatar essas memórias veio, sobretudo, no final do curso, quando recebemos feedbacks positivos que nos fizeram refletir que, apesar de todas as dificuldades, valeu muito apena esse trabalho.

Biografia do Autor

Claudiany Cipriano de Carvalho e Silva, Universidade Federal do Tocantins

Especialista em Coordenação Pedagógica (UFT); Graduada em Letras (ULBRA).

Edisselma dos Santos Alecrim, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT); Especialista em Avaliação Escolar em Língua Portuguesa (Cesgranrio); Especialista em Metodologia do Ensino de Linguagens (Unitins); Graduada em Letras (UFT).

Marcela Pereira Lima Arcanjo , Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Cultura e Território (UFT); Especialista em Matemática Pura (UFT); Graduada em Ciências com habilitação em Matemática.

Referências

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Publicado
2019-12-20