CONECTANDO REALIDADES POR MEIO DA LITERATURA: PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE
Resumen
Tendo em vista os desafios de se trabalhar com leitura e escrita na Educação, tanto no Ensino Fundamental e Médio quanto no Ensino Superior, pretende-se apresentar, por meio deste artigo, resultados do projeto de Cultura e Extensão intitulado Conectando realidades por meio da literatura. Criado em 2018, com a sua segunda etapa em desenvolvimento em 2019, a iniciativa atua com o propósito de repensar e criar possibilidades de trabalho com o texto literário, estabelecendo uma ponte entre a Universidade e a escola básica de diferentes realidades socioculturais, em busca do desenvolvimento da sua conexão por meio da literatura contemporânea, compreendendo-a como instrumento para incentivo a leitura.
Citas
BUSE, Bianca. A disciplina de literatura no ensino médio e a (de)formação do leitor. In: COLÓQUIO “ENSINO MÉDIO, HISTÓRIA E CIDADANIA”, nº 6, 2011, Florianópolis. Anais do VI Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania”. Florianópolis: UDESC/FAED/Grupo de Pesquisa Sociedade, Memória e Educação, 2011. p. 1-13. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/EnsinoMedio/article/view/2343. Acesso em: 20 out. 2019.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 19, n. 38, p. 123–140, 2013. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22988. Acesso em: 20 out. 2019.
FONTÃO, Luciene. A Literatura no Ensino Fundamental: Leitura e Recepção. In: Anu. Lit. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, v. 15, n. 2, 2010. p. 185-198. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/13215. Acesso em: 20 out. 2019.
GALVÃO, André Machado; SILVA, António Carvalho. O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Revista Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, ed. 2. 2017
HATOUM, Milton. Cinzas do norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
________, Milton. A noite da espera. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
HONWANA, Luís Bernardo. Nós matamos o cão tinhoso. São Paulo: Ática, 1980.
MAZANATTI, Vera Lucia. Ensino de literatura brasileira em Cursos de Letras e formação de professores: entre os discursos e as práticas. Londrina, 2007. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina.
ONU. Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2014), 2014. Disponibilidade em: http://decada-afro-onu.org/documents.shtml. Acesso em: 24 out. 2019.
RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. In: PPGL 30 Anos – Melhores Teses e Dissertações. Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, 2005. p. 514-527.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
WANDERLEY, Maria Cerqueira. Literatura na Universidade: para quê?. Orientadora: Mary de Andrade Arapiraca. Salvador, 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica. nº 14, p. 11-22. 2008. Disponibilidade em: https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50376. Acesso em: 20 out. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).