CONECTANDO REALIDADES POR MEIO DA LITERATURA: PARA ALÉM DOS MUROS DA UNIVERSIDADE
Abstract
Tendo em vista os desafios de se trabalhar com leitura e escrita na Educação, tanto no Ensino Fundamental e Médio quanto no Ensino Superior, pretende-se apresentar, por meio deste artigo, resultados do projeto de Cultura e Extensão intitulado Conectando realidades por meio da literatura. Criado em 2018, com a sua segunda etapa em desenvolvimento em 2019, a iniciativa atua com o propósito de repensar e criar possibilidades de trabalho com o texto literário, estabelecendo uma ponte entre a Universidade e a escola básica de diferentes realidades socioculturais, em busca do desenvolvimento da sua conexão por meio da literatura contemporânea, compreendendo-a como instrumento para incentivo a leitura.
References
BUSE, Bianca. A disciplina de literatura no ensino médio e a (de)formação do leitor. In: COLÓQUIO “ENSINO MÉDIO, HISTÓRIA E CIDADANIA”, nº 6, 2011, Florianópolis. Anais do VI Colóquio "Ensino Médio, História e Cidadania”. Florianópolis: UDESC/FAED/Grupo de Pesquisa Sociedade, Memória e Educação, 2011. p. 1-13. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/EnsinoMedio/article/view/2343. Acesso em: 20 out. 2019.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na educação básica: propostas, concepções, práticas. Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 19, n. 38, p. 123–140, 2013. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/22988. Acesso em: 20 out. 2019.
FONTÃO, Luciene. A Literatura no Ensino Fundamental: Leitura e Recepção. In: Anu. Lit. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, v. 15, n. 2, 2010. p. 185-198. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/13215. Acesso em: 20 out. 2019.
GALVÃO, André Machado; SILVA, António Carvalho. O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Revista Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, ed. 2. 2017
HATOUM, Milton. Cinzas do norte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
________, Milton. A noite da espera. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
HONWANA, Luís Bernardo. Nós matamos o cão tinhoso. São Paulo: Ática, 1980.
MAZANATTI, Vera Lucia. Ensino de literatura brasileira em Cursos de Letras e formação de professores: entre os discursos e as práticas. Londrina, 2007. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Londrina.
ONU. Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2014), 2014. Disponibilidade em: http://decada-afro-onu.org/documents.shtml. Acesso em: 24 out. 2019.
RAMOS, Lázaro. Na minha pele. Rio de Janeiro: Objetiva, 2017.
SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria literária à prática escolar. In: PPGL 30 Anos – Melhores Teses e Dissertações. Recife: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE, 2005. p. 514-527.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
WANDERLEY, Maria Cerqueira. Literatura na Universidade: para quê?. Orientadora: Mary de Andrade Arapiraca. Salvador, 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via Atlântica. nº 14, p. 11-22. 2008. Disponibilidade em: https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50376. Acesso em: 20 out. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).