O DISCURSO RELIGIOSO DOS VERBETES DE DOIS DICIONÁRIOS ESCOLARES SOB A PERSPECTIVA DA LEXICOGRAFIA DISCURSIVA

  • José Juvêncio Neto de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-8483-4656

Resumen

O dicionário é um instrumento linguístico que orienta os modos de dizer de uma sociedade, bem como um dos lugares onde ocorre incessante proliferação e reverberação de sentidos, funcionando como um gênero de estabilização dos discursos. Dessa maneira, foram observados enunciados lexicográficos nos verbetes relacionados com o tema religião, confrontando o que tem aparição em um dicionário e no outro, a fim de concentrar a atenção nas relações intertextuais e interdiscursivas no âmbito da produção do efeito de completude. Os verbetes que compõem o corpus foram retirados do Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de Aulete e do minidicionário de Luft, ambos do tipo 3 na classificação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Conclui-se que o uso de dicionários e caracterizações metodológicas de apreensão do efeito de completude dos verbetes implicam não somente em uma demonstração teórica, mas visa surtir efeitos na prática pedagógica.

Biografía del autor/a

José Juvêncio Neto de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Letras pelo DINTER PPGL-UERN/IF Sertão-PE; Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Citas

ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido. In.: ACHARD, Pierre; DAVALLON, Jean; DURAND, Jean-Louis; PÊCHEUX, Michel; ORLANDI, Eni. (Orgs.). O papel da memória. Campinas-SP: Pontes. 1999. 11-23.

AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

COURTINE, Jean- Jacques. As metamorfoses do discurso político. Derivas da fala pública. São Carlos: Claraluz, 2006.

DE PAULA, Luciane. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica do discurso. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, n. 1, p. 239-258, 2013.

DUBOIS, Jean. Introduction à la lexicographie: Hague, Mouton, 1971. Le dictionnaire. Paris: Larousse, 1971.

FNDE. Programas do Livro. Histórico. 2019, s. p. Disponível em: << http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/pnld/remanejamento/item/518-hist%C3%B3rico?highlight=WyJlc2NvbGEiXQ==>> Acessado em 26 de out. 2019.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2012.

LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. Glossário de termos do discurso. Porto Alegre: Instituto de Letras da UFRGS, 2005.

LUFT, Celso Pedro. Minidicionário Luft. 22. ed. São Paulo: Ática, 2009.

ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes, 2013.

ORLANDI. Eni. Lexicografia Discursiva. Alfa, n. 44, p. 97-114, 2000.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas/SP: UNICAMP, 1993.

PEREIRA, Anderson Carvalho. Memória discursiva e ideologia: análise das propagandas dos grandes eventos esportivos do Brasil contemporâneo, Revista InterteXto, v. 9, n. 2, p. 1-17, 2016.

SILVEIRA, Éderson Luís; FÁTIMA, Wellton da Silva de. A (des)ordem das ciências humanas na política: efeitos, sentidos e ressonâncias do discurso presidencial, Cadernos do CNLF, vol. XXIII, n. 3, p. 27-33, 2019.

SILVEIRA, Éderson Luís; FÁTIMA, Wellton da Silva de. Sentidos e discursividades sobre a ciência na educação: o funcionamento do utilitarismo em sugestões legislativas. In: SOUSA, Ivan Vale de. (Org.). Grandes temas da educação nacional. Vol. 4. Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 4, p. 170-185.

XATARA, Cláudia Maria. O resgate das expressões idiomáticas. Alfa, v. 39, p. 195-210, 1995.

Publicado
2020-02-04