O DISCURSO RELIGIOSO DOS VERBETES DE DOIS DICIONÁRIOS ESCOLARES SOB A PERSPECTIVA DA LEXICOGRAFIA DISCURSIVA

  • José Juvêncio Neto de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Éderson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-8483-4656

Abstract

O dicionário é um instrumento linguístico que orienta os modos de dizer de uma sociedade, bem como um dos lugares onde ocorre incessante proliferação e reverberação de sentidos, funcionando como um gênero de estabilização dos discursos. Dessa maneira, foram observados enunciados lexicográficos nos verbetes relacionados com o tema religião, confrontando o que tem aparição em um dicionário e no outro, a fim de concentrar a atenção nas relações intertextuais e interdiscursivas no âmbito da produção do efeito de completude. Os verbetes que compõem o corpus foram retirados do Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, de Aulete e do minidicionário de Luft, ambos do tipo 3 na classificação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Conclui-se que o uso de dicionários e caracterizações metodológicas de apreensão do efeito de completude dos verbetes implicam não somente em uma demonstração teórica, mas visa surtir efeitos na prática pedagógica.

Author Biographies

José Juvêncio Neto de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Letras pelo DINTER PPGL-UERN/IF Sertão-PE; Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Published
2020-02-04