AS HABILIDADES DO ENEM E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumen
Entre os objetivos do Ensino Médio estão a formação de leitores literários e a preparação para o ingresso no Ensino Superior, por esse motivo, esse artigo busca verificar se há consonância entre as exigências do PNLD para o ensino de literatura e o livro didático de Língua Portuguesa utilizado em escolas públicas brasileiras e se o Livro-Didático (LD) desenvolve as habilidades requeridas pelo ENEM nos itens de literatura em Língua Portuguesa. O corpus de análise é formado por 40 questões do LD e, como comparação entre LD e ENEM, também são analisadas 10 questões do LD sobre o romance Relato de um certo Oriente e um item do ENEM com o mesmo texto. Os resultados da amostra revelam que as questões analisadas não contemplam todas as habilidades requeridas pelo ENEM em literatura, portanto, pode não ser suficiente para preparar os estudantes para prestar o Exame.
Citas
AEBERSOLD, J. A. FIELD, M. L. From reader to reading teacher: Issues and strategies for second language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
AZEVEDO, L.M. Livro didático de língua inglesa e suas tarefas de leitura. Dissertação de Metrado. Mestrado em Letras, Universidade Estadual do Centro Oeste, 2015, 118p. Disponível em: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/bitstream/tede/72/1/PR%20LUCIANE%20MONTEIRO%20AZEVEDO.pdf. Acesso em: 16 set. 2019.
BRAGA, R. M.; SILVESTRE, M. F. B. Construindo o leitor competente. São Paulo: Peirópolis, 2002.
BRASIL, MEC/Inep. Relatório pedagógico ENEM 2009-2010. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF. 2014.
BRASIL, MEC/Inep. Relatório pedagógico ENEM 2011-2012. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF. 2015.
BRASIL, MEC/Inep. Provas e Gabaritos: Primeiro dia caderno 1 - Azul - 1ª aplicação: 2017. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, DF. 2019.
CARREL, P. L., DEVINE, J., ESKEY, D. E. (Orgs.). Interactive approaches to second language reading. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.
CEREJA, W. R., CODENHOTO, C. D., VIANNA, C. A. D. Português contemporâneo: Diálogo, reflexão e uso. Vol 3. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
GIROTO, C. G. G. S.; SOUZA, R.J. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: MENIN, A. M. DA C.S.; GIROTO, C. G. G. S.; ARENA, D.B.; SOUZA, R.J. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas: mercados das Letras, 2010, p. 45-114.
LEFFA, V. J. Ensaios, aspectos da leitura: uma perspectiva psicolinguística. Porto Alegre: DC Luzzatto, 1996.
LUFT, G. F. C. Retrato de uma disciplina ameaçada:a literatura nos documentos oficiais e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tese (doutorado) Porto Alegre: Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/103887/000929096.pdf?sequence=1 Acesso em 08 set. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Fundamentação teórico-metodológica. Brasília: O instituto, 2005.
INEP/MEC. Entenda sua nota do ENEM: Guia do participante. Brasília, 2012.
INEP/MEC. 2018. Inep/MEC divulgam resultados do Enem 2017 e anunciam calendário do exame em 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/inep-mec-divulgam-resultados-do-enem-2017-e-anunciam-calendario-do-exame-em-2018/21206> Acesso em 24 mai 2019.
INEP/MEC. 2019. Resultados do ENEM 2018 são divulgados. Disponível em <http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/resultados-do-enem-2018-sao-divulgados/21206> Acesso em 24 mai 2019.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 12ª. Ed. São Paulo: Pontes, 2009.
MEC, 2017. Ministro apresenta resultados gerais do Enem 2016 e celebra êxito na realização do exame . http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=44111 Acesso em 22/05/2019.
PARIS, S. G.,LIPSON, M. Y.,WIXON, K. K. Becoming a strategic reader. In R. B. Ruddell, M. R. Ruddell, & H. Singer (Eds.), Theoretical models and processes of reading (pp. 788-811). Newark: International Reading Association, 1994.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PNLD, Edital de convocação 04/2015 – CGPLI, 2015.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6 ed. Porto Alegre: Penso, 1998.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).