O CURRÍCULO ESCOLAR AUMENTANDO DESIGUALDADES SOCIAIS: O CASO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
Resumen
Este artigo busca pensar como as interferências governamentais no currículo escolar da educação pública brasileira pode aumentar desigualdades sociais entre os estudantes mais pobres. Nossa pesquisa para este texto foi bibliográfica e nossa análise teve um cunho qualitativo. Os resultados deste texto mostram que as recentes mudanças na Base Nacional Comum Curricular (NBCC) afetam diretamente a oferta de saberes aos estudantes de escolas públicas, dando a eles menos chance de competir no mercado de trabalho e ter boa pontuação no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), quando comparados aos estudantes de escolas privadas. Isso se refletirá, acreditamos, no futuro, em uma maior desigualdade social entre esses estudantes.
Citas
BARBOSA, Ana Mae. Educação Pós-colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. Comunicação e Educação, São Paulo, n. 21, p. 59-64, jan./abr. 1995.
BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G. Ensino da arte no Brasil: Aspectos históricos e metodológicos. Cursos de Especialização para o quadro do Magistério da SEESP Ensino Fundamental II e Ensino Médio. São Paulo. UNESP, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Ensino Médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2017. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192 >, acesso em 23 de ago. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. LEI 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assunto s Jurídicos.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.
ROCHA, Marisa Lopes da; BESSA, Valéria da Hora; OLIVEIRA, Alexandre dos Anjos de. Trabalho docente e suas implicações com as práticas psicológicas. IN: Anais da 27ª Reunião Anual da Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2004, pág. 1-7. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/p203.pdf >. Acesso em 29/05/2018.
RODRIGUES, Walace. O PARFOR enquanto estratégia educacional de luta contra a vulnerabilidade social. IN: Revista Acadêmica Magistro. Duque de Caxias/RJ, v. 2, n. 16, 2017, pág. 95-109. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/magistro/article/view/4319/0 >. Acesso em 23 de ago. 2019.
RODRIGUES, Walace. Reflexões sobre o III Fórum de Licenciaturas da UFT: o currículo como campo de batalhas ideológicas. IN: Entreletras. Araguaína/TO, v. 7, n. 2, jul./dez. 2016, pág. 221-231. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2996>. Acesso em 21 de ago. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).