O CURRÍCULO ESCOLAR AUMENTANDO DESIGUALDADES SOCIAIS: O CASO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Abstract

Este artigo busca pensar como as interferências governamentais no currículo escolar da educação pública brasileira pode aumentar desigualdades sociais entre os estudantes mais pobres. Nossa pesquisa para este texto foi bibliográfica e nossa análise teve um cunho qualitativo. Os resultados deste texto mostram que as recentes mudanças na Base Nacional Comum Curricular (NBCC) afetam diretamente a oferta de saberes aos estudantes de escolas públicas, dando a eles menos chance de competir no mercado de trabalho e ter boa pontuação no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), quando comparados aos estudantes de escolas privadas. Isso se refletirá, acreditamos, no futuro, em uma maior desigualdade social entre esses estudantes.

Author Biography

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins - GESTO, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

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Published
2019-12-20