ENSINO E FORMAÇÃO EM JORNALISMO: PERCURSOS DE UMA PESQUISA NO BRASIL E PORTUGAL

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Joselinda Maria Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Ensino. Sociologia. Comunicação. Jornalismo.

Resumo

O ensino de sociologia nos cursos de comunicação e jornalismo tem sido objeto de críticas e perdido posição nas universidades brasileiras. O ensino também é criticado em Portugal e visto por alguns autores como obsoleto. Sob esta conjuntura, a pesquisa intitulada Ensino e formação em comunicação e jornalismo: um estudo sobre a disciplina sociologia da comunicação em cursos de jornalismo no Brasil e Portugal, aconteceu entre 10 docentes, 05 de universidades brasileiras e 05 de universidades portuguesa, nas cidades de Palmas, Salvador, Covilhã e Lisboa. Este texto traz os percursos feitos pela pesquisadora, seus encontros, desencontros e resultados. A pesquisa concluiu que o mercado exerce pressão indireta sobre os espaços formativos e que a urgência do aluno para graduar é econômica. Sob seu ponto de vista, as disciplinas teóricas retardam sua saída da universidade. Também, há uma feliz flexibilidade docente antenada com as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICS imprimiram ao processo comunicacional e que adaptaram as bibliografias às especificidades dos cursos.

Biografia do Autor

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

Joselinda Maria Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins - UFT. 

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Publicado
2020-04-24