ENSINO E FORMAÇÃO EM JORNALISMO: PERCURSOS DE UMA PESQUISA NO BRASIL E PORTUGAL

  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins
  • Joselinda Maria Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

Abstract

O ensino de sociologia nos cursos de comunicação e jornalismo tem sido objeto de críticas e perdido posição nas universidades brasileiras. O ensino também é criticado em Portugal e visto por alguns autores como obsoleto. Sob esta conjuntura, a pesquisa intitulada Ensino e formação em comunicação e jornalismo: um estudo sobre a disciplina sociologia da comunicação em cursos de jornalismo no Brasil e Portugal, aconteceu entre 10 docentes, 05 de universidades brasileiras e 05 de universidades portuguesa, nas cidades de Palmas, Salvador, Covilhã e Lisboa. Este texto traz os percursos feitos pela pesquisadora, seus encontros, desencontros e resultados. A pesquisa concluiu que o mercado exerce pressão indireta sobre os espaços formativos e que a urgência do aluno para graduar é econômica. Sob seu ponto de vista, as disciplinas teóricas retardam sua saída da universidade. Também, há uma feliz flexibilidade docente antenada com as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICS imprimiram ao processo comunicacional e que adaptaram as bibliografias às especificidades dos cursos.

Author Biographies

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins – UFT. 

Joselinda Maria Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins - UFT. 

References

ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA; SILVA, R. DA S. DA. Mapeamento dos Estudos sobre a Formação de Professores no Âmbito do Processo de Bolonha em Portugal. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 248-273, 1 out. 2017.

ANDREATTA-DA-COSTA, L.; CASTILHOS, A. DA C. Contribuições do Facebook para a Alfabetização Matemática no 3º Ano do Ensino Fundamental. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 274-300, 1 ago. 2017.

BAPTAGLIN, L. A.; CHIERENTIN SANTI, V. J. As Intervenções Artísticas Urbanas no Circuito da Arte em Roraima e o Potencial Comunicativo dos Saberes Artísticos Amazônicos. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 615-637, 29 jun. 2018.

BOTT, E. Família e rede social. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

CAMPELLO, Bernadete S. CENDÓN, Beatriz V. KREMER, Jeannette M. (Org.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

DILTHEY, Wilhelm. Os tipos de concepção de mundo. Disponível < http://www.lusosofia.net/textos/dilthey_tipos_de_concep_ao_do_mundo.pdf>. Acesso 01 jan. 2019.

EVANGELISTA, F.; MARTINS , K. D.; ANGELINI, M. F. C.; ROCHA, M. J. F. Sociedade do Conhecimento: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 188-208, 1 ago. 2019.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Artmed: Bookman, 2009. Disponível em <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/necio_turra/PPGG%20-%20PESQUISA%20QUALI%20PARA%20GEOGRAFIA/flick%20-%20introducao%20a%20pesq%20quali.pdf>. Acesso 31 dez. 2018.

GALLERT, A. Z.; TACCA, M. C. V. R. Escolha Profissional e Perspectivas de Futuro na Docência: uma análise a partir da subjetividade dos professores. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 419-441, 30 out. 2016.

IMAGENS. Disponível em <https://www.google.com.> Acesso jan. 2019.

LOPES, P.; PEREIRA, S.; MOURA, P.; CARVALHO, A. Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 42-61, 8 dez. 2015.

LUCENA, S.; OLIVEIRA, A. A. D. Diário Online na Iniciação à Docência: uma experiência de pesquisa multirrreferencial. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 158-181, 14 jan. 2019.

MACHADO, L. S.; COSTA, T. K. DE L.; MORAES, R. M. DE. Multidisciplinaridade e o Desenvolvimento de Serious Games e Simuladores para Educação em Saúde. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 149-172, 29 jun. 2018.

MANZINI, Eduardo J. Considerações sobre a transcrição de entrevistas. Disponível em < http://www.oneesp.ufscar.br/texto_orientacao_transcricao_entrevista >. Acesso 31 dez. 2018.

MELO, A. S. E. Enquadramento Histórico Legal do Processo de Bolonha e o seu Impacto no Sistema de Ensino Superior Português. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.

MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. Potencialidades e Fragilidades de Robôs para Crianças em Idade Pré-Escolar: 3 a 6 Anos. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.

MOIO, I.; ALCOFORADO, L.; VIEIRA, C. C. A Declaração de Bolonha e o Reforço da Abertura do Ensino Superior a Novos Públicos: Perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 169-201, 1 out. 2017.

MOTA, L. C. M. DE A.; FERREIRA, A. G. A Formação De Professores Em Portugal No Quadro Do Espaço Europeu De Ensino Superior. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 38-74, 1 out. 2017.

NEIVA, I. C.; AUGUSTO, A. Comunicólogo que brinca comunica mais?. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 43-62, 30 set. 2015.

NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. Conhecimento e Organização: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.

PINHO, M. J. DE. Universidade e Crise Institucional: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 274-315, 1 out. 2017.

PÔRTO JUNIOR, F. G. R. Entre Comunicação e Educação: o Processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social / Jornalismo em Portugal. 2012. 614 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2012. Disponível em . Acesso em 09 set. 2016.

PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. Formando Pesquisadores Pós-Bolonha em Portugal: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017.

REIS, E. G. DOS. O Ensino Superior em Cabo Verde e os Desafios do Processo de Bolonha. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 142-168, 1 out. 2017.

ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M. Formação Docente: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 578-596, 1 out. 2019.

ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M.; SOUSA, J. L. DOS S.; SOUSA, G. R. DE. Práticas Pedagógicas Curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018.

RODRIGUES, Joselinda M. Ensino e formação em comunicação e jornalismo: um estudo sobre a disciplina sociologia da comunicação em cursos de jornalismo no Brasil e Portugal. Palmas, TO, 2016-2018. Orientador: Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Pôrto Jr. 172 f. Disponível em < http://hdl.handle.net/11612/1024>. Acesso 31 dez. 2018.

ROSA, T. M. O.; SILVA, L. H. O. DA; SILVA, E. DA. Experiências de Estágio Supervisionado num Curso de Licenciatura em Letras: sentidos e interações nos espaços de formação. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 487-511, 1 ago. 2018.

SANTOS, E.; MARTINS, V. Cibervídeos e Multiletramentos na Educação Online. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 231-262, 1 ago. 2018.

SANTOS, J. S. DOS; DA SILVA, E. P.; PEREIRA, I. A. C. Benefícios Pedagógicos do Uso de Equipamentos Celulares em Sala de Aula. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 536-556, 1 ago. 2018.

SANTOS, J. S. DOS; MACEDO, M. DE L. L. Pedagogia da Alternância: teoria e prática na construção do conhecimento. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 581-602, 1 jul. 2017.

SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J.; PEREIRA, I. C. A. Do Quadro Negro ao Tablet: Desafios da docência na era digital. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 532-560, 1 maio 2017.

SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. As Tecnologias de Informação e Comunicação como Agentes de Integração do Currículo com a Glocalidade. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.

SILVEIRA JUNIOR, P. M. DA. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 136-155, 8 dez. 2015.

TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V. C.; MARTINS, J. L. A Convergência Midiática e as Tecnologias Móveis Pós-bolonha: Novas Práticas Sociais. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017.

VILAS BOAS, F. S. DE O.; MUNIZ, D. M. S. Entre Trajetórias e Histórias: a formação do professor-leitor. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 206-230, 1 ago. 2018.

Published
2020-04-24