ENSINO E FORMAÇÃO EM JORNALISMO: PERCURSOS DE UMA PESQUISA NO BRASIL E PORTUGAL
Abstract
O ensino de sociologia nos cursos de comunicação e jornalismo tem sido objeto de críticas e perdido posição nas universidades brasileiras. O ensino também é criticado em Portugal e visto por alguns autores como obsoleto. Sob esta conjuntura, a pesquisa intitulada Ensino e formação em comunicação e jornalismo: um estudo sobre a disciplina sociologia da comunicação em cursos de jornalismo no Brasil e Portugal, aconteceu entre 10 docentes, 05 de universidades brasileiras e 05 de universidades portuguesa, nas cidades de Palmas, Salvador, Covilhã e Lisboa. Este texto traz os percursos feitos pela pesquisadora, seus encontros, desencontros e resultados. A pesquisa concluiu que o mercado exerce pressão indireta sobre os espaços formativos e que a urgência do aluno para graduar é econômica. Sob seu ponto de vista, as disciplinas teóricas retardam sua saída da universidade. Também, há uma feliz flexibilidade docente antenada com as mudanças que as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICS imprimiram ao processo comunicacional e que adaptaram as bibliografias às especificidades dos cursos.
References
ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA; SILVA, R. DA S. DA. Mapeamento dos Estudos sobre a Formação de Professores no Âmbito do Processo de Bolonha em Portugal. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 248-273, 1 out. 2017.
ANDREATTA-DA-COSTA, L.; CASTILHOS, A. DA C. Contribuições do Facebook para a Alfabetização Matemática no 3º Ano do Ensino Fundamental. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 274-300, 1 ago. 2017.
BAPTAGLIN, L. A.; CHIERENTIN SANTI, V. J. As Intervenções Artísticas Urbanas no Circuito da Arte em Roraima e o Potencial Comunicativo dos Saberes Artísticos Amazônicos. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 615-637, 29 jun. 2018.
BOTT, E. Família e rede social. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
CAMPELLO, Bernadete S. CENDÓN, Beatriz V. KREMER, Jeannette M. (Org.) Fontes de informação para pesquisadores e profissionais - Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
DILTHEY, Wilhelm. Os tipos de concepção de mundo. Disponível < http://www.lusosofia.net/textos/dilthey_tipos_de_concep_ao_do_mundo.pdf>. Acesso 01 jan. 2019.
EVANGELISTA, F.; MARTINS , K. D.; ANGELINI, M. F. C.; ROCHA, M. J. F. Sociedade do Conhecimento: O uso das TIC por docentes e as novas articulações de saberes educacionais no sudeste do Pará. Revista Observatório, v. 5, n. 5, p. 188-208, 1 ago. 2019.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Artmed: Bookman, 2009. Disponível em <http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/necio_turra/PPGG%20-%20PESQUISA%20QUALI%20PARA%20GEOGRAFIA/flick%20-%20introducao%20a%20pesq%20quali.pdf>. Acesso 31 dez. 2018.
GALLERT, A. Z.; TACCA, M. C. V. R. Escolha Profissional e Perspectivas de Futuro na Docência: uma análise a partir da subjetividade dos professores. Revista Observatório, v. 2, n. 4, p. 419-441, 30 out. 2016.
IMAGENS. Disponível em <https://www.google.com.> Acesso jan. 2019.
LOPES, P.; PEREIRA, S.; MOURA, P.; CARVALHO, A. Avaliação de competências de literacia mediática: o caso português. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 42-61, 8 dez. 2015.
LUCENA, S.; OLIVEIRA, A. A. D. Diário Online na Iniciação à Docência: uma experiência de pesquisa multirrreferencial. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 158-181, 14 jan. 2019.
MACHADO, L. S.; COSTA, T. K. DE L.; MORAES, R. M. DE. Multidisciplinaridade e o Desenvolvimento de Serious Games e Simuladores para Educação em Saúde. Revista Observatório, v. 4, n. 4, p. 149-172, 29 jun. 2018.
MANZINI, Eduardo J. Considerações sobre a transcrição de entrevistas. Disponível em < http://www.oneesp.ufscar.br/texto_orientacao_transcricao_entrevista >. Acesso 31 dez. 2018.
MELO, A. S. E. Enquadramento Histórico Legal do Processo de Bolonha e o seu Impacto no Sistema de Ensino Superior Português. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.
MIRANDA-PINTO, M. S.; MONTEIRO, A. F.; OSÓRIO, A. J. Potencialidades e Fragilidades de Robôs para Crianças em Idade Pré-Escolar: 3 a 6 Anos. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 302-330, 1 jul. 2017.
MOIO, I.; ALCOFORADO, L.; VIEIRA, C. C. A Declaração de Bolonha e o Reforço da Abertura do Ensino Superior a Novos Públicos: Perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 169-201, 1 out. 2017.
MOTA, L. C. M. DE A.; FERREIRA, A. G. A Formação De Professores Em Portugal No Quadro Do Espaço Europeu De Ensino Superior. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 38-74, 1 out. 2017.
NEIVA, I. C.; AUGUSTO, A. Comunicólogo que brinca comunica mais?. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 43-62, 30 set. 2015.
NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. Conhecimento e Organização: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.
PINHO, M. J. DE. Universidade e Crise Institucional: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 274-315, 1 out. 2017.
PÔRTO JUNIOR, F. G. R. Entre Comunicação e Educação: o Processo de Bolonha e as ações formativas em cursos de Comunicação Social / Jornalismo em Portugal. 2012. 614 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2012. Disponível em . Acesso em 09 set. 2016.
PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. Formando Pesquisadores Pós-Bolonha em Portugal: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017.
REIS, E. G. DOS. O Ensino Superior em Cabo Verde e os Desafios do Processo de Bolonha. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 142-168, 1 out. 2017.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M. Formação Docente: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 578-596, 1 out. 2019.
ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M.; SOUSA, J. L. DOS S.; SOUSA, G. R. DE. Práticas Pedagógicas Curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018.
RODRIGUES, Joselinda M. Ensino e formação em comunicação e jornalismo: um estudo sobre a disciplina sociologia da comunicação em cursos de jornalismo no Brasil e Portugal. Palmas, TO, 2016-2018. Orientador: Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Pôrto Jr. 172 f. Disponível em < http://hdl.handle.net/11612/1024>. Acesso 31 dez. 2018.
ROSA, T. M. O.; SILVA, L. H. O. DA; SILVA, E. DA. Experiências de Estágio Supervisionado num Curso de Licenciatura em Letras: sentidos e interações nos espaços de formação. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 487-511, 1 ago. 2018.
SANTOS, E.; MARTINS, V. Cibervídeos e Multiletramentos na Educação Online. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 231-262, 1 ago. 2018.
SANTOS, J. S. DOS; DA SILVA, E. P.; PEREIRA, I. A. C. Benefícios Pedagógicos do Uso de Equipamentos Celulares em Sala de Aula. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 536-556, 1 ago. 2018.
SANTOS, J. S. DOS; MACEDO, M. DE L. L. Pedagogia da Alternância: teoria e prática na construção do conhecimento. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 581-602, 1 jul. 2017.
SILVA, B. D. DA; ALVES, E. J.; PEREIRA, I. C. A. Do Quadro Negro ao Tablet: Desafios da docência na era digital. Revista Observatório, v. 3, n. 3, p. 532-560, 1 maio 2017.
SILVA, B. D.; SARTORI, A. S.; MARTINI, R. G. As Tecnologias de Informação e Comunicação como Agentes de Integração do Currículo com a Glocalidade. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 387-406, 1 jul. 2017.
SILVEIRA JUNIOR, P. M. DA. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 136-155, 8 dez. 2015.
TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V. C.; MARTINS, J. L. A Convergência Midiática e as Tecnologias Móveis Pós-bolonha: Novas Práticas Sociais. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017.
VILAS BOAS, F. S. DE O.; MUNIZ, D. M. S. Entre Trajetórias e Histórias: a formação do professor-leitor. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 206-230, 1 ago. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).