DIVERSIDADE E DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

  • Lucimar Gracia Ferreira Secretaria de Educação
  • Roselane Duarte Ferraz UESB

Resumen

O presente artigo é um recorte das experiências vivenciadas no Estágio III e IV, referente à Gestão na Educação e Populações Diferenciadas, ofertados no oitavo semestre do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga. Assim, objetiva compreender o papel exercido pelo coordenador pedagógico frente às questões étnico-raciais, no contexto da creche. O trabalho é de abordagem qualitativa de cunho exploratório que buscou construir os dados a partir da entrevista semiestruturada, junto ao coordenador da escola. Para análise foi utilizado a técnica de análise de conteúdo. Nos resultados observamos que há uma intenção de buscar a melhoria da educação, mas ao mesmo tempo há um despreparo do coordenador pedagógico para propor orientações que provoque tais transformações.

Biografía del autor/a

Lucimar Gracia Ferreira, Secretaria de Educação

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Educação Básica (Municipal de Itapetinga). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP – UESB-BA. 

Roselane Duarte Ferraz, UESB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduada em Pedagogia (UESC). Mestre em Educação (UFU) e doutora em Educação (UFPE). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP – UESB-BA.

Citas

ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. O papel do coordenador pedagógico: função é estratégica para mediação entre as diversas instâncias educacionais. Revista Educação, 2011. Disponível em: <http://revistaeducacao.com.br/textos/142/artigo234539-1.asp>. Acesso em: 15 jan. 2019.

BARDIN, L. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BARTMAN, T. S. Administração: Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

BENTO, M. A. S. Educação infantil. Igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT. São Paulo, 2012.

BOGDAN, R. C; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BRANDÃO, A. P. Saberes e Fazeres. vol. 1, Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2006. [ww.acordacultura.org.br]

______. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 20 jan. 2019.

______. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Resolução CNE/CP 1/2004 Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

______. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

______. Ministério da Educação. Plano Nacional das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC/SECAD; SEPPIR, jun. 2009.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010

______. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

BURIOLLA, M. A. O Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez, 2011.

CAVALLEIRO, E. S. O Processo de Socialização na Educação infantil: A Construção do Silêncio e da Submissão. Rev. Bras. Cresc. Desenv. Hum., São Paulo, 9(2), 1999.

______. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: Racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo. 2014.

CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1995.

FERNANDES, M. J. da S. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educ. Pesqui. [online]. 2012, vol. 38, n. 4, pp. 799-814.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FUSARI, J. C. O papel do coordenador pedagógico na concepção do projeto político pedagógico, 2011. Nova Escola Gestão. Disponível em:

<http://gestaoescolar.org.br/aprendizagem/papel-coordenador-pedagogico-concepcao-projeto-politico-pedagogico-629895.shtml>. Acesso em: 18 jan. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas 1989.

______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/ as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003.

HARGREAVES, A.; EARL, L.; RYAN, J. Educação para mudança: recriando a escola para adolescentes. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas 2003.

LIMA, P. G; SANTOS, S. M. dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Revista de Educação. Educere et Educare. vol. 2 nº 4 jul./dez. 2007. p. 77-90.

PIENTA, A. C. G. Aprendendo a ser professor: dificuldades e iniciativas na construção da práxis pedagógica do professor iniciante. Dissertação. (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Pontifícia Universidade Católica do Paraná: Curitiba – PR. 2007.

PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

_____; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

PINHAIS, Secretaria Municipal de Educação de. Proposta Pedagógica Curricular, Educação Infantil. Pinhais – Paraná: SEMED, 2013. 170 p.

SANTANA, P. M. S. Um Abraço Negro, Afeto, Acolhimento e Cuidado na Educação Infantil. In: TRINDADE, A. L. (Org.). Modos de brincar: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010, v. 5, p. 5-123.

SILVA, A. C. Desconstruindo a discriminação do negro no livro didático. Salvador: EDUFBA, 2001.

SOUZA, E. Q. de. Crianças negras em escolas de “alma branca”: um estudo sobre a diferença étnico-racial na educação infantil. São Carlos: UFSCar, 2016.

VALÉRIO, C. R. O coordenador pedagógico e o processo de ensino aprendizagem numa escola rural de Brasilândia, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/8119/1/2013>. Acesso em: 20 fev. 2019.

Publicado
2019-11-11