REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA

  • Janice Firmino Sergio Lubian Escola Estadual Ouro Verde
  • Jandir Firmino Sergio UFMT

Resumen

Nos últimos anos muito se tem discutido sobre o papel da leitura e escrita na inserção social dos alunos. A preocupação é garantir que a leitura e a escrita passem a ocupar um espaço privilegiado no cotidiano escolar. Observa-se que os professores percebem a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento dessas competências, porém, isso tem sido um desafio para professores e alunos. Para que os alunos aprendam a escrever, faz-se necessário um trabalho contínuo em que sejam criadas situações propícias para que os mesmos possam produzir textos eficazes de acordo com os objetivos de cada gênero. A escola deve garantir os meios para que essa aprendizagem ocorra. O presente estudo objetiva favorecer a reflexão sobre o trabalho com a produção de texto na sala de aula e verificar por meio das contribuições de diferentes autores, o que pode ser feito para melhorar o trabalho com a produção da língua escrita na escola.

Biografía del autor/a

Janice Firmino Sergio Lubian, Escola Estadual Ouro Verde

Licenciada em Pedagogia pela UFMT (2004). Especialista em Gestão em Educação Pública pela UFMT (2006). Professora Efetiva da Educação Básica da SEDUC-MT desde 2010.

Jandir Firmino Sergio, UFMT

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT; Licenciado em História, pela Universidade Estadual de Mato, UNEMAT; Pós- graduado em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. 

 

Citas

ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernadete M. Um olhar objetivo para produções escritas: analisar, avaliar, comentar. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. v. 2. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRITO, Luiz Percival Leme. Em terra de surdos mudos/ Um estudo sobre as condições de produção de textos escolares. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.

FERNÁNDEZ, Gretel Eres (coord.) et al. Gêneros textuais e produção escrita: teoria e prática nas aulas de espanhol como língua estrangeira. São Paulo: IBEP, 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GERALDI, João Wanderley. Prática da leitura na escola. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.

GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006.

JOSÉ, E. da A.& COELHO, M. T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 1999.

KUSIAK, Sandra Mara. Uma análise da prova brasil com enfoque nos processos de leitura e escrita. IX ANPED SUL. 2012. Disponivel em: . Acesso em 20 de março de 2019.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do Mundo. Rio de Janeiro: Ática, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OLIVEIRA, Rita de Cássia Soares. SANTOS, Sandra Siqueira. Dificuldades de produção textual relacionada à prática de leitura por alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Secretário Francisco Rosa Santos. Revista IPCP: Ciencia, salud, educación y economia, nº 12, mai/ago, 2017.

PASSARELLI, Lílian Maria Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.

PEREIRA, Roni Farto. Produção de texto na escola. Comitê Técnico Científico do Projeto Pedagogia Cidadã – UNESP, 2004.

RIOLFI, Claudia et al. Ensino de Língua Portuguesa. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (coord.) Coleção Ideias em Ação. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

SIM-SIM, Inês. A formação para o ensino da leitura. A Formação para o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico, Cadernos de Formação de Professores, n. 1, p. 51-64, 2001.
Publicado
2019-08-08