REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA
Abstract
Nos últimos anos muito se tem discutido sobre o papel da leitura e escrita na inserção social dos alunos. A preocupação é garantir que a leitura e a escrita passem a ocupar um espaço privilegiado no cotidiano escolar. Observa-se que os professores percebem a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento dessas competências, porém, isso tem sido um desafio para professores e alunos. Para que os alunos aprendam a escrever, faz-se necessário um trabalho contínuo em que sejam criadas situações propícias para que os mesmos possam produzir textos eficazes de acordo com os objetivos de cada gênero. A escola deve garantir os meios para que essa aprendizagem ocorra. O presente estudo objetiva favorecer a reflexão sobre o trabalho com a produção de texto na sala de aula e verificar por meio das contribuições de diferentes autores, o que pode ser feito para melhorar o trabalho com a produção da língua escrita na escola.
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. v. 2. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRITO, Luiz Percival Leme. Em terra de surdos mudos/ Um estudo sobre as condições de produção de textos escolares. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.
FERNÁNDEZ, Gretel Eres (coord.) et al. Gêneros textuais e produção escrita: teoria e prática nas aulas de espanhol como língua estrangeira. São Paulo: IBEP, 2012.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GERALDI, João Wanderley. Prática da leitura na escola. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al (org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006.
JOSÉ, E. da A.& COELHO, M. T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 1999.
KUSIAK, Sandra Mara. Uma análise da prova brasil com enfoque nos processos de leitura e escrita. IX ANPED SUL. 2012. Disponivel em:
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do Mundo. Rio de Janeiro: Ática, 1993.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Rita de Cássia Soares. SANTOS, Sandra Siqueira. Dificuldades de produção textual relacionada à prática de leitura por alunos do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Secretário Francisco Rosa Santos. Revista IPCP: Ciencia, salud, educación y economia, nº 12, mai/ago, 2017.
PASSARELLI, Lílian Maria Ghiuro. Ensino e correção na produção de textos escolares. São Paulo: Telos, 2012.
PEREIRA, Roni Farto. Produção de texto na escola. Comitê Técnico Científico do Projeto Pedagogia Cidadã – UNESP, 2004.
RIOLFI, Claudia et al. Ensino de Língua Portuguesa. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (coord.) Coleção Ideias em Ação. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
SIM-SIM, Inês. A formação para o ensino da leitura. A Formação para o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico, Cadernos de Formação de Professores, n. 1, p. 51-64, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).