REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE TEXTO NA ESCOLA

  • Janice Firmino Sergio Lubian Escola Estadual Ouro Verde
  • Jandir Firmino Sergio UFMT
Palavras-chave: Alunos. Aprendizagem. Produção Escrita.

Resumo

Nos últimos anos muito se tem discutido sobre o papel da leitura e escrita na inserção social dos alunos. A preocupação é garantir que a leitura e a escrita passem a ocupar um espaço privilegiado no cotidiano escolar. Observa-se que os professores percebem a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento dessas competências, porém, isso tem sido um desafio para professores e alunos. Para que os alunos aprendam a escrever, faz-se necessário um trabalho contínuo em que sejam criadas situações propícias para que os mesmos possam produzir textos eficazes de acordo com os objetivos de cada gênero. A escola deve garantir os meios para que essa aprendizagem ocorra. O presente estudo objetiva favorecer a reflexão sobre o trabalho com a produção de texto na sala de aula e verificar por meio das contribuições de diferentes autores, o que pode ser feito para melhorar o trabalho com a produção da língua escrita na escola.

Biografia do Autor

Janice Firmino Sergio Lubian, Escola Estadual Ouro Verde

Licenciada em Pedagogia pela UFMT (2004). Especialista em Gestão em Educação Pública pela UFMT (2006). Professora Efetiva da Educação Básica da SEDUC-MT desde 2010.

Jandir Firmino Sergio, UFMT

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT; Licenciado em História, pela Universidade Estadual de Mato, UNEMAT; Pós- graduado em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. 

 

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Publicado
2019-08-08