POLÍTICA SOCIAL E LINGUÍSTICA: REFLEXÃO SOBRE O CONFLITO LINGUÍSTICO E IDENTITÁRIO DO SUJEITO SURDO TERENA

  • Michelle Sousa Mussato UFMS
  • Claudete Cameschi de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumen

Para refletir sobre as relações de saber-poder (FOUCAULT, 1987, 1990; 1996; 1999) inscritas no campo multifacetado da Política Linguística, sobretudo, às relações de força que se instauram na situação linguístico-cultural dos surdos terena, de modo transdisciplinar, utilizamo-nos das contribuições teóricas preocupadas com análise de língua(s), identidade(s)/identificações e cultura(s) dos sujeitos, a saber: Linguística Aplicada (MAHER, 2007), discussões sobre políticas e planejamentos linguísticos (CALVET, 2007), Análise do Discurso de origem francesa (CORACINI, 2003, 2007), e a arqueogenealogia foucaultiana (1990), para organizar nosso gesto interpretativo, tendo em vista o processo de (des)(re)territorialização e (des)identificação desses sujeitos na(s)/pela(s) língua(s) que lhes constituem/atravessam.

Biografía del autor/a

Michelle Sousa Mussato, UFMS

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. Tradutora/Intérprete de Libras _ Língua Brasileira de Sinais na UFMS. 

Claudete Cameschi de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

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Publicado
2020-02-14