A ESCOLA INCLUSIVA EM INTERFACE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Resumen

A inclusão educacional remete-nos a refletir sobre os princípios que norteiam as propostas educacionais, uma vez que os objetivos de uma escola inclusiva estão pautados nas políticas públicas brasileiras. A fim de entendermos como se dá o processo de inclusão, buscamos no presente artigo realizar uma revisão bibliográfica subsidiada nas concepções dos autores Carvalho, Mantoan, Macedo, Brzezinski e Skiliar. Para tanto, este artigo tem como propósito realizar uma discussão a respeito do assunto, articulando os aspectos teóricos com a realidade existente. Pretendemos, com essa discussão, fazer uma análise de como a Educação Inclusiva vêm sendo praticada no contexto educacional e quais os pontos que na concepção dos autores necessitam de uma avaliação para que estes alunos sejam aceitos com naturalidade e tratados como sujeitos capazes de exercerem seu papel de cidadãos.

 

Biografía del autor/a

Carmem Lúcia Coronheira Silva Queiroz, Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos

Especialização em Educação Especial Inclusiva (RISO). Professora da Rede Estadual de Miracema do Tocantins. Interprete na Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos.

Vanda Elizete Vieira da Costa, Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos

Mestranda em Educação (UFT). Professora da Rede Estadual de Miracema do Tocantins. Orientadora Educacional na Escola Estadual José Damasceno Vasconcelos.

Rita de Cássia Coronheira Silva , UFT

Mestre em Educação (UFT). Professora da Rede Municipal de Educação. Técnica da Secretária Municipal de Educação – SEMED- Miracema - TO.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Política de Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2008.

BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos Sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva e emancipadora: algumas aproximações. In: Escola reflexiva e nova racionalidade. Isabel Alarcão (Org.) Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.

FERNANDES, Elisângela. Muito longe da escola. Revista Nova Escola, edição nº. 247, p. 84-89. nov. 2011.

FREITAS, Soraia Napoleão. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. David Rodrigues (Org.). São Paulo: Summus, 2006.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa e suas possibilidades. RAE, São Paulo. (V 35, Nº 2, 1995).

IEBP – Instituto Educacional O Bom Pastor. Apostila do curso de Serviço Social. 2011.

MACEDO, Lino de. Desafios à prática docente reflexiva. In:Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? – Porto Alegre: ArtMed, 2005.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. // A Educação Especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar.// Disponível em: <http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/a-educacao-especial-no-brasil-da-exclusao-a-inclusao-escolar/>. Acesso em: 24 out 2011.

________Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

RAMOS, Heloisa. Assim não dá: Privar o aluno com deficiência dos desafios. Revista Nova Escola, edição nº. 246, p. 36, out. 2011.

SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do outro. In: Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. David Rodrigues (org.). São Paulo: Summus, 2006.

VEROTTI, Daniela Talamoni; CALLEGARI, Jeanne.// A inclusão que ensina. // Editora Abril.// Julho 2009. // Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/a_inclusao_que_ensina-Pop1.shtml.> Acesso em: 27 nov 2011.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Educação Especial no Brasil: da exclusão à Inclusão Escolar. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/a-educacao-especial-no-brasil-da-exclusao-a-inclusao-escolar/ Acesso em: 14 de abr. 2020.

Publicado
2020-05-07