A ESCOLA INCLUSIVA EM INTERFACE NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Abstract
A inclusão educacional remete-nos a refletir sobre os princípios que norteiam as propostas educacionais, uma vez que os objetivos de uma escola inclusiva estão pautados nas políticas públicas brasileiras. A fim de entendermos como se dá o processo de inclusão, buscamos no presente artigo realizar uma revisão bibliográfica subsidiada nas concepções dos autores Carvalho, Mantoan, Macedo, Brzezinski e Skiliar. Para tanto, este artigo tem como propósito realizar uma discussão a respeito do assunto, articulando os aspectos teóricos com a realidade existente. Pretendemos, com essa discussão, fazer uma análise de como a Educação Inclusiva vêm sendo praticada no contexto educacional e quais os pontos que na concepção dos autores necessitam de uma avaliação para que estes alunos sejam aceitos com naturalidade e tratados como sujeitos capazes de exercerem seu papel de cidadãos.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Política de Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2008.
BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos Sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva e emancipadora: algumas aproximações. In: Escola reflexiva e nova racionalidade. Isabel Alarcão (Org.) Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FERNANDES, Elisângela. Muito longe da escola. Revista Nova Escola, edição nº. 247, p. 84-89. nov. 2011.
FREITAS, Soraia Napoleão. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. David Rodrigues (Org.). São Paulo: Summus, 2006.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa e suas possibilidades. RAE, São Paulo. (V 35, Nº 2, 1995).
IEBP – Instituto Educacional O Bom Pastor. Apostila do curso de Serviço Social. 2011.
MACEDO, Lino de. Desafios à prática docente reflexiva. In:Ensaios Pedagógicos: Como construir uma escola para todos? – Porto Alegre: ArtMed, 2005.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. // A Educação Especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar.// Disponível em: <http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/a-educacao-especial-no-brasil-da-exclusao-a-inclusao-escolar/>. Acesso em: 24 out 2011.
________Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.
RAMOS, Heloisa. Assim não dá: Privar o aluno com deficiência dos desafios. Revista Nova Escola, edição nº. 246, p. 36, out. 2011.
SKLIAR, Carlos. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do outro. In: Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. David Rodrigues (org.). São Paulo: Summus, 2006.
VEROTTI, Daniela Talamoni; CALLEGARI, Jeanne.// A inclusão que ensina. // Editora Abril.// Julho 2009. // Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/a_inclusao_que_ensina-Pop1.shtml.> Acesso em: 27 nov 2011.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A Educação Especial no Brasil: da exclusão à Inclusão Escolar. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/a-educacao-especial-no-brasil-da-exclusao-a-inclusao-escolar/ Acesso em: 14 de abr. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).