FORMAÇÃO DOCENTE: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS
Resumen
A linguagem constrói subjetividades e os sujeitos, por sua vez, são constitutivos entre si no/pelo espaço dialógico. Essa relação de dupla implicação da linguagem é conduzida pelo curso da história de tal maneira que o alinhamento dos sujeitos nas diferentes esferas sociais passa também por sua trajetória acadêmica. Desse modo, refletir sobre a formação do professor de Língua Portuguesa é captar a sucessão de movimentos que procura delinear tipos de subjetividades que possam atender à demanda de sua época. Nesse sentido, propõe-se articular o processo de formação docente ao olhar objetivo e ao olhar estético para, então, pensar a integração de saberes da vida concreta e do mundo teórico; da ética e da responsabilidade. Ao final, apresenta-se sucintamente uma experiência de atividade integradora desenvolvida no Curso de Letras.
Citas
ARAÚJO, C. Discurso e cotidiano: sujeitos e saberes. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes,1997.
BAKHTIN, M. Filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
BRASIL. Introdução aos Parâmetros curriculares nacionais. MEC, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018.
CERTEAU, M.A. Invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CERTEAU, M.A.; GIARD, L.; MAYOL, P. A invenção do cotidiano: morar, cozinhar. Petrópolis: Artes de Fazer, 1996.
FONSECA, C. Novos paradigmas nos cursos de letras e a formação do professor de língua portuguesa. In: Cadernos do CNLF, 112 VOL. XII, Nº 04, Rio de Janeiro, 2008.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 1995.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9ª ed. São Paulo:Perspectiva, 2005.
Projeto Pedagógico do Curso de Letras do Câmpus Universitário Do Araguaia – UFMT, 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).