TRABALHO, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: REFLEXÕES SOBRE CONVÍVIO DOS (AS) DISCENTES NO ALOJAMENTO UNIVERSITÁRIO E OS DESDOBRAMENTOS NA PERMANÊNCIA ACADÊMICA
Resumen
O presente artigo é fruto da experiência profissional desta autora numa instituição de ensino superior de educação e tem por objetivo refletir sobre o convívio dos discentes inseridos no alojamento universitário e os desdobramentos desse processo na permanência acadêmica. A entrada na universidade, principalmente pública e de qualidade é um sonho para muitos jovens, no entanto eles se deparam com inúmeras dificuldades, o que leva com que o ideal construído se defronte com a realidade vivenciada ao longo da trajetória acadêmica. O alojamento universitário é um espaço de convívio coletivo, político e cultural, mas convém problematizar como as individualidades diversas nesse mesmo espaço, associadas a questões sociais e estruturais podem contribuir para o isolamento, desestabilidade emocional e consequentemente influenciar no rendimento acadêmico dos (as) discentes que residem no referido espaço concedido pela universidade via prévia inscrição em Edital de seleção pública com requisitos próprios.
Citas
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm . Acesso em: 10 mar. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm . Acesso em 26 abr. 2019
MARX, K.; ENGELS, Friedrich. Feuerbach e história. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 11 ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
UFRRJ. Deliberação nº 15, de 31 de março de 2017. Aprova o Programa de Auxílios da Assistência Estudantil da UFRRJ. Disponível em:
VASCONCELOS, N. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 2, pp. 599-616, jul./dez. 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).