TRABALHO, EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: REFLEXÕES SOBRE CONVÍVIO DOS (AS) DISCENTES NO ALOJAMENTO UNIVERSITÁRIO E OS DESDOBRAMENTOS NA PERMANÊNCIA ACADÊMICA
Abstract
O presente artigo é fruto da experiência profissional desta autora numa instituição de ensino superior de educação e tem por objetivo refletir sobre o convívio dos discentes inseridos no alojamento universitário e os desdobramentos desse processo na permanência acadêmica. A entrada na universidade, principalmente pública e de qualidade é um sonho para muitos jovens, no entanto eles se deparam com inúmeras dificuldades, o que leva com que o ideal construído se defronte com a realidade vivenciada ao longo da trajetória acadêmica. O alojamento universitário é um espaço de convívio coletivo, político e cultural, mas convém problematizar como as individualidades diversas nesse mesmo espaço, associadas a questões sociais e estruturais podem contribuir para o isolamento, desestabilidade emocional e consequentemente influenciar no rendimento acadêmico dos (as) discentes que residem no referido espaço concedido pela universidade via prévia inscrição em Edital de seleção pública com requisitos próprios.
References
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm . Acesso em: 10 mar. 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa de 1988. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm . Acesso em 26 abr. 2019
MARX, K.; ENGELS, Friedrich. Feuerbach e história. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 11 ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
UFRRJ. Deliberação nº 15, de 31 de março de 2017. Aprova o Programa de Auxílios da Assistência Estudantil da UFRRJ. Disponível em:
VASCONCELOS, N. Programa Nacional de Assistência Estudantil: uma análise da evolução da assistência estudantil ao longo da história da educação superior no Brasil. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v. 17, n. 2, pp. 599-616, jul./dez. 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).