SAÚDE E SOFRIMENTO PSÍQUICO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO À LUZ DA TEORIA PSICANALÍTICA DOS QUATRO DISCURSOS
Resumen
O problema do sofrimento entre estudantes de universidades brasileiras constitui o tema do presente artigo. Trata-se de uma temática que vem ocupando o debate acadêmico atual, sendo objeto de investigação em pesquisas e artigos nacionais. O sofrimento psíquico estudantil enquanto fenômeno a ser estudado se apresenta de modo mais específico no contexto do quadro de expansão do ensino público superior com a implementação de políticas que tornam o espaço da universidade mais diverso e múltiplo, colocando para a instituição questões novas acerca de seu corpo discente. O artigo se pauta na perspectiva teórica da psicanálise, mais precisamente, na teoria dos quatro discursos, com o objetivo de realizar uma análise sobre a lógica da produção de sofrimento psíquico na Universidade. Utilizar-se-á também as noções de saúde e doença, construídas pelo filósofo Georges Canguilhem para, em articulação com o referencial anterior, traçar reflexões sobre potenciais promotores de saúde no espaço da Universidade.
Citas
ANDRADE, Antonio dos Santos et al. Academic Experiences and Psychological Suffering among Psychology Students. Psicologia Ciência e Profissão. Brasília, v.36, n.4 p.831-846, Dezembro. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000400831&lng=en&nrm=iso> Acesso em 20 abr. 2019.
COSTA, Edméa Fontes de Oliva et al . Common mental disorders among medical students at Universidade Federal de Sergipe: a cross-sectional study. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 11-19, Mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462010000100005&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 27 abr. 2019.
GIRADI, Juliana de Freitas; MARTINS BORGES, Lucienne. Dimensões do sofrimento psíquico em estudantes universitários. Psico, 48(4), p. 256-263. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br> Acesso em: 27 abr. 2019.
HENSCHEL DE LIMA, Cláudia. Projeto de Curso de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia (Precedendo o APCN). Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2013.
HORTA, Rogerio Lessa; HORTA, Bernardo Lessa; HORTA, Cristina Lessa. Uso de drogas e sofrimento psíquico numa universidade do Sul do Brasil. Psicologia em Revista (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 18, n.2, p.264-276, Ago. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5752/P.1678-9563.2012v18n2p264> Acesso em 27 abr. 2019.
LACAN, Jacques. O seminário, Livro 16: De um Outro ao outro (1968-1969), Jorge Zahar, Rio de Janeiro: 2008.
LACAN, Jacques. O seminário, Livro 17: O Avesso da Psicanálise (1969-1970), Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 1992.
LACAN, Jacques. “Radiofonia” (1970). In: ––––––. Outros Escritos. Rio de Janeiro Jorge Zahar, 2003, p. 400-447.
LACAN, Jacques. “Du discours psychanalytique” (1972), Lacan in Itália, La Salamandra, Milão: 1978 pp. 32-55.
LAMBERT, Aline dos Santos; MOREIRA, Larici Keli Rocha; MOURA CASTRO, Regina Celi Alvarenga. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pomal – PB, v. 8, n.2, p. 31-36, abr-jun. 2018. Disponível em: < https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/5987> Acesso em 27 abr. 2019.
LIMA, Nádia Laguárdia de. As incidências do discurso capitalista sobre os modos de gozo contemporâneos. Rev. Mal-Estar Subj, Fortaleza, v. 13, n. 3-4, p. 461-498, dez. 2013. Disponibilidade em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482013000200002&lng=pt&nrm=iso> Acesso em 27 abr. 2019.
NEVES, Marly Coelho Carvalho; DALGALARRONDO, Paulo. Transtornos mentais auto-referidos em estudantes universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 56, n.4, p. 237-244, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0047-20852007000400001&lng=en&nrm=iso> Acesso em 27 abr. 2019.
PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 15, n. 3, p. 407-424, dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1263>. Acesso em 28 de abr. 2019.
SAFATLE, Vladimir. O que é uma normatividade vital? Saúde e doença a partir de Georges Canguilhem. Sci. Stud., São Paulo , v. 9, n. 1, p. 11-27, 2011. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662011000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 abr. 2019.
SIGMUND, Freud. O mal-estar na civilização. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
SIGMUND, Freud. O futuro de uma ilusão. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
VIGANÓ, Carlo. Da instituição ao discurso. Mental, Barbacena, v. 4, n. 6, p. 33-40, jun. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272006000100004&lng=pt&nrm=iso> Acesso em 28 abr. 2019.
VILLANI, Alberto; BAROLLI, Elisabeth. Os discursos do professor e o ensino de Ciências. Pro-Posições, [S.l.], v. 17, n. 1, p. 155-175, fev. 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643662>. Acesso em 28 abr.2019.
XAVIER, A.; NUNES, A. I. B. L.; SANTOS, M. S. Subjetividade e sofrimento psíquico na formação do sujeito na Universidade. Rev. Mal Estar e Subjetividade, Fortaleza, n. 2, v. 8 p. 94-118, jun. 2008. Disponibilidade em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482008000200008> Acesso em 28 abr. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).