O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ARAGUATINS- ZONA URBANA

  • Flavianna Lino Pereira Universidade Estadual do Tocantins
  • Eneila de Cássia Maia Ferreira Universidade Estadual do Tocantins
Palavras-chave: Lúdico. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho tem como temática o lúdico como instrumento facilitador no processo de ensino da Matemática em duas escolas da rede municipal de Araguatins. Este estudo busca entender a importância das atividades lúdicas nas aulas de matemática. A pesquisa foi descritiva, de caráter exploratório, de cunho quali-quantitativo, com quatro professores de duas escolas, zona urbana, da rede municipal de ensino, para obtenção dos dados foi utilizado uma entrevista semi estruturada. O trabalho destaca a importância que o professor deve dar às metodologias lúdicas, procurando se distanciar de métodos tradicionais e se aproximar cada vez mais de formas inovadoras de ensinar para desmistificar o medo que os alunos possuem da disciplina de matemática. Realizada a pesquisa foi possível constatar que o uso das atividades lúdicas na sala de aula é essencial para o desenvolvimento do aluno.

 

Biografia do Autor

Flavianna Lino Pereira, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Pedagogia (Unitins). 

Eneila de Cássia Maia Ferreira, Universidade Estadual do Tocantins

Graduada em Ciências com habilitação em Matemática (UNITINS). Graduada em Administração Pública (Unitins). Especialista em Gestão Pública Municipal - UFT (2015). Especialista em Docência do Ensino Superior - FAIARA (2013). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - IFTO (2011). 

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Publicado
2019-08-08