A AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO DE INCLUSÃO NAS AULAS DE LITERATURA

Resumen

A audiodescrição é uma ferramenta essencial para garantir o acesso de pessoas com deficiência visual a produções artísticas e culturais. Este trabalho analisa a audiodescrição como recurso pedagógico inclusivo nas aulas de Literatura, destacando sua contribuição para o desenvolvimento de habilidades linguísticas e a formação do leitor literário. A metodologia adotada foi qualitativa e tratou-se de um mapeamento sistemático o que permitiu reflexões aprofundadas sobre o tema. Os resultados dos estudos indicam que a audiodescrição, ao ser integrada a prática pedagógica a partir das sequências didáticas ampliam o engajamento dos estudantes e promovem uma experiência de leitura crítica e inclusiva. Conclui-se que o uso desse recurso no ambiente escolar, não apenas assegura o direito a educação inclusiva, mas também contribui para a valorização da diversidade e a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos. 

Biografía del autor/a

Eduarda Cristina Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda na Universidade de Pernambuco. Especialização em Estudos da Linguagem pela UFRPE.

Renata Barbosa Vicente, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutora e Mestre em Letras (USP). Professora Adjunto da UFRPE e do Programa de Mestrado PROGEL/UFRPE.

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Publicado
2025-02-18