CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL BRASILEIRA: UM ESTUDO JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE CUIABÁ – MATO GROSSO

Abstract

A governança não sugere solucionar todos os problemas da administração pública, haja vista a coexistência de muitos paradigmas e grande complexidade institucional. Todavia, a adoção de boas práticas propicia à instituição mitigar riscos na execução de suas atividades. Isto ocorre porque dispor de um bom controle interno na administração pública contribui em vários fatores, como, por exemplo, a proteção dos recursos públicos, redução de custos, conformidade com as normas e leis, dentre outros. O objetivo, neste artigo, foi analisar a aplicabilidade do controle interno na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá – Mato Grosso. A revisão literária explorou três pontos principais acerca da temática: governança pública, o controle interno no Brasil e a estrutura do controle interno. A pesquisa contou com abordagens qualitativa e quantitativa, iniciada com revisão de literatura e posterior aplicação de um questionário, com base nos cinco componentes do COSO, para avaliar a maturidade do setor em estudo. Os resultados apontaram seis ações destinadas ao aperfeiçoamento da governança e do controle interno na área da educação. Com o resultado deste estudo, é possível inferir que os componentes do COSO permitem avaliar a maturidade em relação à governança, fato que contribui para a ciência, na medida em que é possível relacionar teoria e prática, ampliando o conhecimento.

Author Biographies

Jacenira Tereza Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Especialista em Gestão Pública e-Gov em Compliance (UFMT). Graduada em Ciências Contábeis (UNIVAG). Graduada em Secretariado Executivo (AFIRMATIVO). Servidora Pública na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.

José Roberto Franco de Campos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Especialista em Gestão Pública e-Gov em Compliance (UFMT). Especialista em Direito Público, Administrativo e Constitucional. Graduado em Direito (UNIC). Assessor Técnico na Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá.

Clebia Cuipak, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Administração (UNINOVE). Mestre em Ciências Contábeis (UNISINOS). Especialista em Gestão Pública (UNED). Especialista em Gestão Financeira (UNIJUÍ). Bacharel em Ciências Contábeis (UNICRUZ). Professora, em regime de Dedicação Exclusiva, no Curso de Ciências Contábeis (FACC/UFMT).

Sandra Negri, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pós-doutoranda em Administração Pública na UTFPR. Doutorado em Administração aplicado à Administração Pública do Poder Judiciário brasileiro, UNINOVE. Mestre em Direito pela PUC/PR. Presidente do IBRAJUS. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Direito Araguaia (NUPEDIA-UFMT). Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Administração Pública, Administração da Justiça e o Futuro do Direito”. Pesquisadora CNPq. Professora de graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA). Coordenadora de Pós-Graduação Lato Sensu.

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Published
2024-07-22