ANÁLISE SEMIÓTICA DO FILME DIVERTIDA MENTE: CINEMA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar os signos linguísticos semióticos no filme "Divertida Mente". A análise será feita com base nas emoções alegria, tristeza, medo, raiva, e nojo, e a relação com o processo de ensino e aprendizagem durante o desenvolvimento educacional da criança em fase de desenvolvimento cognitivo e intelectual, em específico, alunos do 5º ano do ensino fundamental do município de Soure-PA. A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, e exploratória, O texto está constituído nas obras de Bakhtin (1997), Fiorin (2008), Santaella (1983, 1998) etc. Os resultados indicam que as cores no filme estão relacionadas ao psicológico humano, estimulando a aprendizagem e o desenvolvimento linguístico através de ações verbais ou não verbais. Cada signo linguístico no filme transmite linguagem própria, contribuindo para a narrativa do filme e sua importância no ensino e aprendizagem. A partir destes dados conclui-se que a linguagem é uma construção humana, social e cultural, que permeia nossa realidade.
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