HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DA AUSÊNCIA E PRESENÇA NEGRA

Abstract

Diante da necessidade em refletir sobre a história educacional no país, somos tomados pela importância em pensar o negro na educação. Nessa convergência, nos questionamos se é possível traçar caminhos para pensarmos a educação, ao longo dos tempos, refletindo sobre o local que por muito tempo foi dado aos negros? Isto posto, esta narrativa buscou problematizar a educação no Brasil, de modo a ressignificar os processos de exclusão.  Para tal feito, recorreu-se ao revisionismo bibliográfico, com uso da metodologia histórico-crítica, sobre a história da educação, desde a chegada dos jesuítas na América portuguesa e passando pelas principais tendências pedagógicas.

Author Biography

Heverton Luis Barros Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorando em Educação (UFRN). Tendo como apoio financeiro CNPQ, bolsa CAPES. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA). Licenciado em História (UNEB) e Pedagogia (UniFaveni).

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Published
2024-11-12