ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO TOCANTINS À LUZ DAS TEORIAS DO CURRÍCULO: QUE SUJEITO SE PRETENDE FORMAR?
Abstract
O objeto de estudo deste trabalho é o Projeto Político Pedagógico de uma determinada Unidade Escolar da Rede Estadual de Ensino situada no Estado do Tocantins com vistas a evidenciar como se materializa, no documento, o tipo de sujeito que a escola pretende formar. Subsidiados pelas contribuições advindas das Teorias do Currículo e com auxílio dos Softwares Iramuteq e Gephi, buscamos compreender quais são as visões de currículo e de formação de sujeitos expressas no documento oficial produzido pela referida escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório-descritivo, cujos resultados apontam para a necessidade de um olhar mais crítico e com embasamento teórico-metodológico visando a construção do documento a fim de evitar inconsistências e incoerências capazes de deturpar a intenção formativa da escola.
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