ABORDAGENS DINÂMICAS: REVOLUCIONANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA
Abstract
Neste artigo, apresenta-se parte de uma pesquisa de mestrado, em curso, cujo objetivo é identificar e analisar as concepções dos professores de Geografia da rede estadual de ensino, especificamente do Ensino Fundamental - Anos Finais na cidade de Palmas, no estado do Tocantins. Com a compreensão de que o ensino de Geografia deve objetivar formar cidadão participes ativos e conscientes da e na construção da sociedade, realiza-se um estudo bibliográfico de abordagem qualitativa, divido em duas etapas, a primeira apresenta o Estado da arte sobre os trabalhos de metodologias ativas e o ensino de Geografia disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD); na segunda, faz-se uma discussão sobre Orientações Curriculares e as metodologias ativas no ensino de Geografia, como essas metodologias podem auxiliar nos dois eixos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Documento Curricular do Tocantins (DCT), autonomia do estudante e raciocínio geográfico.
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