SALUTOGENIA E MÍDIA-EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAIS AUDIOVISUAIS E TEXTUAIS NA PANDEMIA COVID-19

Abstract

The text presents experiences that took place in the second stage of the Extension Project “Body, health and salutogenic in the COVID-19 pandemic: production of audiovisual and textual products”, linked to the Department of Physical Education (PE) of the Federal University of Sergipe (2021-2022). The activities took place biweekly via Google Meet, enabling meetings with interaction, dialogue and collective construction. As a production, we obtained: (1) a collection of four short audiovisuals about salutogenics; (2) a digital banner about the myths of physical activity in the pandemic; (3) a portfolio in the form of slides on information portals and the pandemic; (4) a podcast channel, with five episodes; (5) a photographic narrative about body care during the pandemic. These productions present a significant contribution to the field of PE, both for the dialogue with references from the field, as well as for the possibilities of bringing the elements of salutogenicity in articulation with a media-education work in PE.

Author Biographies

Cristiano Mezzaroba, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Licenciado em Educação Física e Ciências Sociais (UFSC), Mestre em Educação Física (UFSC) e Doutor em Educação (UFSC). Professor no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS). Coordenador do GEPESCEF – Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física.

Maria Edivania Alves dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente cursando o Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS).

Rodrigo de Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS (PPGED/UFS), Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (DEF/UFS). Membro dos Grupos de Pesquisa Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS) e Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS). 

Jadisson Góis da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Cultura e Educação Física (GEPESCEF/UFS).

References

ANTUNES, Priscilla de Césaro; FRAGA, Alex Branco. Práticas corporais integrativas: proposta conceitual para o campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, julho 2020.

BATISTA, Alison Pereira. Educação Física e recursos educacionais digitais: uma intervenção pedagógica no Ensino Médio Integrado do IFRN. Natal: IFRN, 2021.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

BRASIL. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus-COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020248564376. Acesso em: 15 fev. 2023.

BRODTMANN, Dieter. “O que mantém as crianças e os jovens mais saudáveis?” Novas maneiras de entender a saúde e suas consequências na promoção e educação. In: KUNZ, Elenor. Educação Física crítico-emancipatória: com uma perspectiva da pedagogia alemã do esporte. Ijuí: Unijuí, 2006. p. 97-115.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. Educação, v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8777. Acesso em: 14 fev. 2023.

DIAS, Graziany Penna; COIMBRA, Tatiane Carneiro; RAPOSO, Bruno Martins. ACAD e o Sistema CONFEF/CREFS: a burguesia do fitness e a pandemia da covid-19 no Brasil. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 3-18, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/39575. Acesso em: 13 fev. 2023.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

KNUTH, Alan Goularte; CARVALHO, Fabio Fortunato Brasil de; FREITAS, Débora Duarte. Discursos de instituições de saúde brasileiras sobre atividade física no início da pandemia de COVID-19. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 25, p. 1–9, 2020. DOI: 10.12820/rbafs.25e0122. Disponível em: https://rbafs.emnuvens.com.br/RBAFS/article/view/14342. Acesso em: 14 fev. 2023.

KUNZ, Elenor. “O Ministério da Saúde adverte: viver é prejudicial à saúde”. In: BAGRICHEVSKY, M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A. A Saúde em debate na Educação Física vol. 3. Ilhéus: Editus/Ministério do Esporte, 2007. p. 173-186.

MEZZAROBA, Cristiano; ALVES DOS SANTOS, Maria Edivania; SANTOS, Rodrigo. Corpo, saúde e salutogenia na pandemia COVID-19: relato de experiência sobre produção de materiais audiovisuais e textuais. Refise, Limoeiro do Norte, v. 5, n. 1, p. 30-44, jul. 2022. Disponível em: https://refise.ifce.edu.br/refise/article/view/161. Acesso em: 14 fev. 2023.

OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. O tema saúde na Educação Física Escolar: uma visão patogenética ou salutogenética? In: KUNZ, Elenor; HILDEBRANDT-STRAMANN, Reiner. Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e esportes. Ijuí: Unijuí, 2004. p. 241-260.

OLIVEIRA, Victor José Machado de; MEZZAROBA, Cristiano. Salutogenia na Educação Física Escolar: um ensaio para debater a saúde ampliada. Cadernos de Formação RBCE, v. 12, n. 2, p.12-24, set. 2021. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2560/1480. Acesso em: 05 mar. 2023.

RIVOLTELLA, Pier Cesare. Formar a competência midiática: novas formas de consumo e perspectivas educativas. Revista Comunicar, v. 8, n. 25, 2º sem. 2005.

VASCONCELOS, Renata Veloso. Promoção da saúde, práticas corporais e saúde mental na Atenção Básica. In: SOALHEIRO, Nina (Org.). Saúde Mental para a Atenção Básica. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2017. p. 107-126.
Published
2024-06-17
Section
FLUXO CONTÍNUO - Relato de Experiência