CIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Abstract

Integrar as práticas pedagógicas escolarizadas à conjuntura social vivenciada pelo educando em sua cidade é uma necessidade premente, visto que na conjuntura urbana, notoriamente marcada pela artificialização das paisagens, concentra-se por volta de 85% da população do Brasil (IBGE-2020). Por meio de abordagem qualitativa, com base em pesquisa teórica e pesquisa de campo, esse estudo tem o objetivo de analisar como os múltiplos espaços não institucionalizados de educação existentes na cidade do aluno podem favorecer a efetivação de uma educação ambiental contextual, interdisciplinar, integrada e socialmente relevante. Como resultados, constatou-se que a conexão entre as metodologias de ensino e aprendizagem e a realidade vivenciada no cotidiano citadino é capaz de estimular a construção autônoma de conhecimentos por parte do educando, alicerçar o exercício da cidadania participativa e promover a conscientização para o necessário equilíbrio entre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.

Author Biographies

Edvar Ferreira Basilio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre em Educação Brasileira pela mesma instituição. Professor Efetivo da Rede Pública do Estado do Ceará (SEDUC).

Breno de Abreu Lopes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-doutoramento em andamento (2023, IGOT/ULISBOA). Pós-doutorado em Ensino de Geografia/Educação Ambiental; Doutor em Educação Brasileira e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Especialista em Ensino de Geografia e Graduado em Geografia - Licenciatura (UECE). É professor Efetivo, Classe Associado II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com atividade profissional no curso de Licenciatura em Geografia (Graduação), no Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado/UFP.

Alexandra Maria de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1999), doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2005). Professora Titular do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena Laboratório de Estudos Agrários, Territoriais e Educacionais (LEATE) e participa do Projeto Nós Propomos! Geografia e Cidadania.

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Published
2024-10-04